Opinião

08/03/2024 Última atualização 13H35
Opinião

Lideranças das Mulheres na visão da Juventude

Os jovens de Angola apresentam a sua percepção sobre a liderança das mulheres e a sua importância para as raparigas.

08/03/2024 Última atualização 13H35
Opinião

As imagens de holocausto repetem-se em Gaza

As imagens de holocausto repetem-se em Gaza. As televisões passam as filmagens de crianças famintas e sem medicamentos em hospitais bombardeados em Gaza. Estão desnutridas e são já pele e osso à espera da morte, a respiração ofegante, enquanto uma mãe ao lado, angustiada, com o coração apertado, em desespero, desabafa ao repórter sobre a situação.

08/03/2024 Última atualização 13H30
Opinião

"Os países BRICS" são uma importante oportunidade para o desenvolvimento económico de África

Em Janeiro de 2024, Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Irão e Etiópia passaram a fazer parte dos BRICS e, até agora, mais de 30 países já manifestaram, em diferentes graus, interesse em juntar-se aos BRICS.

08/03/2024 Última atualização 13H25
Opinião

Hoje é Dia Internacional da Mulher

Diz-se que o Dia Internacional da Mulher é uma data reservada para agradecer a contribuição inestimável das mulheres em todos os campos da vida e, num dia como hoje, o mundo lembra-se da beleza, força, determinação, amor, maternidade e companheirismo da mulher.

07/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Dia Mundial do Paleontólogo

Hoje, 7 de Março, celebra-se o Dia do Paleontólogo, profissional que se dedica à paleontologia, ciência que tem como objecto de estudo os fósseis.

07/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Autarquias e Administração

A garotada aqui do meu beco lê jornal. Quem lê é o David e os outros ouvem e andam a me estigar “se o avô nos livros é Manuel Rui, porque é que no jornal acrescentam Monteiro quando querem, é para ocupar espaço?”

07/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Medicamentos da morte

A notícia é recente, o conteúdo antigo, nada garante, todavia, não voltar a ser tema na comunicação social, porém, cada vez com menos relevo, por falta de novidade para leitores, radiouvintes e telespectadores.

06/03/2024 Última atualização 05H55
Opinião

Holocausto

Há algumas semanas, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, num assinalável gesto de coragem, levantou a voz contra a matança de palestinos em Gaza, a ocorrer, mais uma vez (sublinhe-se o “mais uma vez”, pois a situação já vem desde 1948), às mãos do estado sionista de Israel.

06/03/2024 Última atualização 05H55
Opinião

Nova abordagem ao Código de Estrada e acções conexas

Os fins - de - semana continuam a ser motivos de preocupação para a Polícia Nacional, particularmente no que à regulação do trânsito diz respeito. Os efectivos das forças da ordem obrigam-se a redobrar esforços e reforçar as medidas de segurança e prevenção rodoviária, no intuito de inverter o quadro sombrio que, há largos anos, classifica os acidentes de viação como a segunda causa de mortes em Angola, depois da malária.

06/03/2024 Última atualização 05H55
Opinião

África em 2024: um continente estável ou instável? (II parte )

Esta parte é a continuidade do eixo de segurança, publicado na semana passada, relativamente à serie de artigos ligados ao continente africano, que o próximo artigo foi reservado para abordar a dimensão económica dos desafios e perspectivas que África enfrenta sobre essa matéria.

05/03/2024 Última atualização 08H57
Opinião

O debate parlamentar que merecemos

O primeiro dia das discussões à volta da Lei da Nova Divisão Político-Administrativa de Angola, na Assembleia Nacional, deixou no ar um conjunto de preocupações sobre a qualidade do debate parlamentar.

05/03/2024 Última atualização 05H50
Opinião

Proteger as crianças do trabalho infantil e outras más práticas

Por altura das comemorações do Dia da Criança na Rádio e na Televisão, a directora-geral adjunta do Instituto Nacional da Criança (INAC), Elisa Gourgel, voltou a colocar um acento tónico na necessidade dos pais e encarregados de educação trabalharem no sentido de acabar com o elevado número de crianças envolvidas em trabalho infantil.