Mundo

Índia ameaçada por outro ciclone

Um ciclone está a formar-se na baía de Bengala, no Leste da Índia, alertaram, ontem, meteorologistas indianos, depois da passagem pelo país da tempestade tropical Tauktae, que deixou, pelo menos, 110 mortos.

21/05/2021  Última atualização 08H55
ciclone Tauktae atingiu fortemente os estados costeiros © Fotografia por: DR
De acordo com o Departamento Meteorológico da Índia, a zona de depressão deve formar-se, no sábado, na costa Leste da Índia.
É "muito provável” que o sistema gradualmente se transforme numa tempestade ciclónica que poderá atingir os estados de Bengala Ocidental e Odisha por volta de 26 de Maio.

O ciclone Tauktae atingiu fortemente os estados costeiros do Oeste da Índia na segunda-feira, num momento em que o país está a enfrentar uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus de grandes proporções desde o final de Março.
Mesmo antes de o sistema de furacões atingir a costa do Estado de Gujarat, rajadas de até 185 quilómetros por hora e chuvas torrenciais mataram cerca de 20 pessoas no Oeste e no Sul da Índia. Só neste estado registaram-se, pelo menos, 53 mortos, disseram autoridades na noite de quarta-feira.

Mas o número de mortos pode aumentar, de acordo com a imprensa local, que relatou a morte de cerca de 80 pessoas em desabamentos de casas e paredes.
A Marinha indiana encontrou 37 corpos após o naufrágio de um navio de apoio a instalações petrolíferas e 40 pessoas ainda estão desaparecidas.

O navio, que naufragou ao largo de Mumbai, capital do Estado de Maharashtra, tinha 273 pessoas a bordo e ficou à deriva devido aos fortes ventos que se abateram na costa Ocidental da Índia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo