Economia

Índia reforça parceria com Angola

A Índia pretende reforçar os investimentos no mercado angolano, com realce para os sectores da Indústria, Agricultura e Tecnologias de Informação. Para concretizar esta intenção, o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, e a embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, estiveram, ontem, reunidos, em Luanda, para avaliar os acordos de parceria entre os dois países.

20/01/2021  Última atualização 10H43
Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, e a embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar © Fotografia por: Edições Novembro
O ministro Victor Fernandes disse que o encontro ajudou a fortalecer as relações entre Angola e a Índia. Assegurou que Angola tem hoje um melhor ambiente de negócios, principalmente nos sectores da indústria transformadora e alimentar, na saúde e tecnologia. Reconheceu o potencial do gigante asiático nestas áreas, tendo afirmado que os investimentos directos vindos de um país com a dimensão e a capacidade da Índia são sempre bem-vindos.
Informou que foi acertado um calendário de trabalho, tendo como objectivo a partilha de uma lista concreta de oportunidades, que poderão interessar aos empresários nacionais e indianos "no sentido de relançarmos a nossa indústria transformadora e também a agricultura”.

Diversificar a cooperação

A embaixadora da Índia disse que durante o encontro cinco áreas marcaram as conversações, com realce para a agricultura, transformação de alimentos, saúde e indústria farmacêutica, tecnologias de informação e lapidação de diamantes. A balança comercial entre Angola e a Índia regista uma evolução crescente de importações e exportações. As importações estão mais relacionadas às áreas do petróleo, sendo que agora a intenção é diversificar em vários sectores de actuação. As trocas comerciais entre Angola e a Índia datam de Outubro de 1986.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia