Economia

Industrialização conta com a ajuda da Rússia

Angola vai contar com a experiência russa para dinamizar o processo de industrialização, com realce para investimentos na produção de carne bovina e suína.

25/01/2021  Última atualização 09H25
Secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
Esta intenção foi manifestada pelo embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, durante o encontro que manteve com o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, recentemente, em Luanda. Na ocasião, o Decreto Presidencial n.º 23/19, que tem suscitado algumas contestações por parte dos parceiros comerciais de Angola junto da Organização Mundial do Comércio, mereceu especial atenção na conversa mantida entre as duas entidades.

Sobre o assunto, o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, sublinhou que o decreto não proíbe a importação, mas sim, dá um maior impulso ao fomento da produção nacional, atendendo a mudança de paradigma que o Executivo tem vindo a imprimir na sua estrutura económica, com vista à diversificação da economia nacional. Anunciou que o país está a trabalhar na revisão da redacção de alguns artigos, do referido decreto, a fim de conferir maior conforto aos seus parceiros comerciais. Para o futuro, ficou o compromisso dos dois países estudarem novas áreas para importação e exportação que sejam mutuamente vantajosas.

Relações vantajosas

Angola e Rússia têm relações privilegiadas desde 1976, altura em que foi assinado, em Moscovo, capital da Rússia, o Tratado de Amizade e Cooperação. Actualmente, as relações estão cimentadas nos sectores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Formação de Quadros, Defesa e Segurança, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia