Economia

INE reflecte sobre o sistema estatístico do país

Fula Martins

Jornalista

O Sistema Estatístico Nacional (SEN), pretende produzir e fornecer informações credíveis aos tomadores de decisão que têm nos dados estatísticos o seu suporte de trabalho.

08/02/2021  Última atualização 18H20
Instituto Nacional de Estatística © Fotografia por: DR
Segundo a directora do Instituto Nacional de Estatística (INE), Chaney John, que falava na abertura da "semana de estatística",  para se alcançar o desafio de maior eficiência à produção estatística, maior abrangência da cobertura estatística e qualidade de dados, é importante superar os desafios inerentes à formação de quadros, bem  como a modernização dos serviços e a melhoria das condições de trabalho.

"É no aspecto de promoção, a qualificação permanente da mão-de-obra, que vai consistir o processo de mudanças estratégicas do SEN”, disse Chaney John.
A gestora disse que a elevação da literacia estatística em Angola deve ser impulsionada por aquele órgão, tendo realçado que o SEN é um organismo público e tem competência de exercer actividade estatística no quadro do regulamento legislativo específico.

Disse que a instituição que dirige está engajada no processo de produção de estatísticas correntes, como os inquéritos e censos, com destaque para o Recenseamento Agropecuário e Pesca (RAPP-2018-2019), Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE-2019) e Inquérito ao Emprego em Angola (IEA).

A directora anunciou para este ano a realização de inquéritos, sobre Indicadores Múltiplos, Saúde e de Despesas e Receitas em Angola, que vão contribuir na formulação de indicadores económicos e sociais importantes à vida económica e social do país.
Em 2014, o Instituto Nacional de Estatística, realizou no país o Recenseamento Geral da População e Habitação (CENSO-2014).

O evento a decorrer até sexta-feira, tem como objectivo, reforçar a implementação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico 2015-2025, enquanto instrumento ao serviço da sociedade, na promoção do desenvolvimento sustentável de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia