Economia

Inicia concurso para moeda comemorativa

Adérito Veloso

Jornalista

O Banco Nacional de Angola (BNA) iniciou as inscrições para o concurso de selecção do desenho para a moeda metálica comemorativa do 20º aniversário dos acordos de paz, a assinalar-se no próximo ano, com um acto público realizado ontem, em Luanda.

05/04/2021  Última atualização 08H52
Directora do Arquivo Nacional encoraja a participação do público © Fotografia por: João Gomes |Edições Novembro
O director do Departamento do Meio Circulante do BNA, Sebastião Banganga, declarou ao Jornal de Angola que a iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade social do banco central.
"Pretendemos promover a participação da população para avaliarmos o melhor desenho que servirá de base para a cunhagem da moeda comemorativa”, sublinhou, notando que, depois da selecção, será escolhida a denominação e a quantidade de moedas a serem produzidas.

A partir de 1 de Junho, começa a apresentação dos desenhos, após ao que ocorre uma avaliação pela Comissão de Júri. Os cinco melhores desenhos serão submetidos à votação popular.
"Queremos fazer com que a população participe, quer elaborando desenhos, como fazendo a avaliação dos que serão seleccionados”, precisou.

O BNA atribuirá prémios e menções honrosas às melhores propostas, cabendo ao primeiro classificado receber a quantia de cinco milhões de kwanzas, ao segundo dois milhões e ao terceiro um milhão e uma menção honrosa.

Espírito criativo
A directora do Arquivo Nacional de Angola, Alexandra Aparício, salientou que o projecto "é  homenagear os arautos e cultores da paz”, bem como "valorizar o espírito criativo dos cidadãos”, desafiando-os a participarem activamente.


Elegibilidade
Para participar no concurso, o BNA estabeleceu a idade igual ou superior a 18 anos (a completar até 31 de Dezembro de 2021), devendo os concorrentes ser angolanos ou estrangeiros residentes e apresentar uma proposta de técnicas manuais e digitais inéditas e de sua autoria.
As propostas serão feitas em acto público dirigido pela Comissão de Avaliação, a ser realizado nos cinco dias seguintes ao prazo limite de apresentação das propostas, sendo que a avaliação terá em conta a criatividade e adequação ao tema, com 60 por cento, e a capacidade de reprodução e acabamento visual, 40 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia