Política

Inspector-geral exige maior dinamismo

Gabriel Bunga

Jornalista

O inspector-geral da Administração do Estado (IGAE) quer maior dinamismo e mais trabalho nas delegações provinciais recentemente criadas.

21/01/2021  Última atualização 10H30
© Fotografia por: DR
Sebastião Ngunza conferiu posse, na segunda-feira, aos delegados provinciais de Luanda, Huambo, Bengo, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Benguela, Cunene e Huíla. Nas próximas semanas, vão ser nomeados os delegados das demais províncias.
"O que pretendemos é que a acção fiscalizadora da IGAE seja implementada e executada melhor ao nível das demais províncias", disse, apelando aos nomeados a corresponder com a confiança que lhes foi depositada.

A delegada provincial da IGAE em Benguela, Josefina Calembe, disse que a prioridade vai ser o combate à corrupção, impunidade e ao nepotismo. Acrescentou que, também, vai trabalhar na sensibilização e moralização das entidades, agentes e funcionários públicos. "Vamos trabalhar em cooperação com outras entidades que trabalham no sector da Justiça para o bom desempenho das nossas funções”, prometeu.

Já o delegado provincial da IGAE em Luanda, Domingos Magalhães, tem como prioridade a organização dos serviços inspectivos na capital, onde se concentra a maior actividade administrativa e comercial do país. Reconheceu que em Luanda já tem havido um trabalho no domínio inspectivo, a julgar pelos dados que são divulgados pela imprensa, no âmbito do combate à corrupção. "Não tem havido muitos casos envolvendo pessoas com cargos de direcção e chefia, mas os órgãos de Justiça têm detido muitos funcionários”, disse.

O delegado da IGAE no Cuanza-Norte, Simão Mateus, disse que a expectativa é grande e que vai cumprir com as suas obrigações para que a instituição desempenhe o seu papel. "Vamos trabalhar para que os órgãos afins do Estado possam desenvolver a sua actividade com transparência e  parcimónia na gestão da coisa pública”, disse.
A delegada provincial da IGAE no Cuanza-Sul, Luísa António, reconheceu que não será um trabalho fácil, apesar de exercer as funções de inspectora há alguns anos, e que o trabalho que lhe espera é de facto desafiante.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política