Mundo

Insultos à coroa levam raper à prisão

O raper espanhol Pablo Hasel foi detido pela Polícia. O intérprete tinha sido condenado, em 2018, a dois anos de prisão pelos crimes de glorificação do terrorismo e insultos à coroa espanhola, através de publicações no Twitter e de uma canção.

16/02/2021  Última atualização 19H31
© Fotografia por: DR
Acabou por ver a pena reduzida para nove meses por se considerar que as suas mensagens "não representavam um perigo real".
O raper tinha até sexta-feira para entregar-se, voluntariamente, no estabelecimento prisional onde deveria cumprir a pena mas não o fez. Em vez disso, barricou-se na reitoria de uma Universidade catalã, com a ajuda de um grupo de estudantes, considerando que a condenação é um atentado à liberdade de expressão e dizendo, grosso modo, querem prender venham buscar-me. Esta foi a segunda condenação de Pablo Hasel.

Muitos foram os que o acompanharam na sua partida escoltado pela Polícia catalã.
Mais de 200 artistas, entre eles o realizador Pedro Almodóvar e o actor Javier Bardem assinaram um manifesto contra a decisão do tribunal.
Outro raper, o maiorquino Valtònyc, fugiu para a Bélgica em 2018 para evitar a prisão, pelos mesmos motivos.
Estes casos têm alimentado o debate sobre a liberdade de expressão em Espanha. O Governo pretende rever o Código Penal para que estes crimes não sejam puníveis com pena de prisão.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo