Desporto

Inter regressa à final dezasseis anos depois

Armindo Pereira

Jornalista

Decorridos 16 anos, o Interclube volta a disputar uma final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel Basket, após derrotar por 100-96, após prolongamento, ontem, o 1º de Agosto, no pavilhão 28 de Fevereiro, na terceira e última partida do play off, da meia-final.

18/04/2021  Última atualização 18H32
Número treze da formação do Ministério do Interior foi o “homem do jogo” da qualificação © Fotografia por: Dombele Bernardo | Ediçõess Novembro
Proibidos de perder, sob pena de comprometer as aspirações de atingir a final da 43ª edição da prova maior da bola ao cesto, os contendores abordaram o desafio com algum rigor defensivo, sobretudo a formação visitante, rubro e negra.
A jogar em casa, os polícias procuravam carregar e explorar as fragilidades contrárias, com incursões para a área restritiva. Desta forma, conseguiam amealhar pontos e arrancar faltas, situação que começou a preocupar Manuel de Sousa "Necas", forçado a fazer substituições constantes.

O resultado ficou cifrado em 27-24, ao cabo do primeiro quarto. Por seu turno, o 1º de Agosto batia-se com dificuldades para fazer fluir o jogo ofensivo, sobretudo na zona restritiva para assistir os jogadores mais altos. E, quando o fizesse, quer Felizardo Ambrósio quer Eduardo Mingas tinham dificuldades para finalizar, sobretudo com oposição.
À medida que o 1º de Agosto se aproximava da área restritiva, o Inter continuava a fechar-se bem e não permitia penetrações fáceis. Esta postura voltou a dar vantagem ao conjunto orientado por Raul Duarte, que já tinham convertido cinco lançamentos de longa distância, mais um que o opositor       

Com ligeiro ascendente para os donos da casa (41-37), as duas equipas foram para o intervalo. O Interclube entrou melhor e num ápice dilatou a vantagem para dez pontos(49-39), com o base norte-americano dos polícias, Wilson Júnior, a destacar-se entre os companheiros.  
Mais tranquila,  a formação do Ministério do Interior continuou a dominar e a circular melhor a bola, ora por Wilson Júnior ora por Egídio Ventura. O jogo exterior do Interclube foi determinante para manter a vantagem na casa dos dois dígitos.

Entretanto, o 1º de Agosto tinha reservado um trunfo na manga. Os protagonistas regressaram à quadra com diferença de 11 pontos (72-61). Os rubro e negros fizeram um parcial de 9-0, tendo Islando Manuel como principal protagonista.
O equilíbrio passou a ser a tónica dominante, mas os visitantes assumiram a liderança, por 87-83,  a seis segundos do final da partida, mas Egídio Ventura restabeleceu a igualdade, que ditou o prolongamento.  

Nos momentos decisivos, os jogadores do Interclube tiveram mais discernimento na tomada de decisões, contrariamente aos pupilos de Necas. O Inter acabou por vencer, por 100-96, e começa a projectar já amanhã  a final diante do Petro de Luanda. A última presença dos polícias na decisão aconteceu frente aos militares, em 2005, com vitória da formação do Rio Seco, por 92-76. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto