Economia

Investimento atinge quase 4 mil milhões de dólares

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) registou, de 2018 a Abril de 2021, um total de 361 projectos de investimento avaliados em 3 798 milhões de dólares, de acordo com dados divulgados, ontem, em Luanda.

15/05/2021  Última atualização 08H00
Sector da Construção absorveu os maiores investimentos © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro| Huíla
Os projectos de investimento abarcam todo o país, dando lugar à previsão da formação de 24 876 postos de trabalho para nacionais e 1 874 para expatriados, de acordo com os números noticiados pela Angop.

Os capitais envolvidos têm origem de Portugal, China, Emirados Árabes Unidos, Uganda, Reino Unido e Índia, incidindo sobre a Construção Civil, com nove projectos avaliados em 686 milhões, Hotelaria e Turismo, com cinco calculados em 31 milhões, Saúde, quatro, estimados em 131 milhões, bem como Telecomunicações e Educação, sectores que dispõem de três projectos cada, absorvendo 307 milhões e 30 milhões, respectivamente.

Contam-se igualmente oito projectos no domínio das Pescas, avaliados em 132 milhões de dólares, 78 de Prestação de Serviços, envolvendo 334 milhões, 17 da Agricultura, com 215 milhões, igual número de investimentos no Comércio, com 149 milhões, e 155 da Indústria, com 1,82 mil milhões de dólares.

Promover e captar investimentos privados de origem interna e externa susceptíveis de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico de Angola, assim como assegurar a recepção e acompanhamento das propostas de investimento privado a realizar no país constituem algumas das principais atribuições da AIPEX.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia