Mundo

Israel anuncia cessar-fogo unilateral

Depois de 11 dias de intervenção militar na Faixa de Gaza, Israel acaba de anunciar um cessar-fogo unilateral

21/05/2021  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR

O Gabinete de Segurança do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, aprovou, nesta quinta-feira (20), o cessar-fogo unilateral, interrompendo a intervenção militar que estava a decorrer na Faixa de Gaza há 11 dias.

O anúncio do cessar-fogo era esperado, uma vez que Telavive e o Hamas já tinham anunciado a intenção de chegar a este acordo, apesar dos bombardeamentos na Faixa de Gaza que continuaram durante esta quinta-feira e que motivaram uma resposta, novamente, com recurso a foguetes a partir do território palestiniano.

A decisão unilateral de Israel também surgiu depois do aumento da pressão feita por Washington neste sentido. Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu uma "desaceleração" do conflito, sublinhando o "progresso" de Israel na redução das capacidades militares do Hamas.

Os combates começaram em 10 de Maio, após semanas de tensões entre israelitas e palestinianos, em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do islão junto ao local mais sagrado do judaísmo.

A escalada de violência no Médio Oriente provocou a morte a 232 palestinianos, em Gaza, entre os quais 64 menores, e 1.620 feridos. Em Israel morreram 12 pessoas, entre as quais dois menores, e registam-se 340 feridos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo