Mundo

Itália mais próxima de ter novo Governo

A Itália caminha rumo a um novo Governo, depois de Mário Draghi ter conseguido o apoio de dois partidos- chave para a formação de um Executivo estável. Movimento 5 Estrelas e Liga colocaram de lado as rivalidades políticas e mostraram-se disponíveis para fazer parte da solução.

07/02/2021  Última atualização 19H55
Mário Draghi ter consegui apoio de dois partidos © Fotografia por: DR
Vito Crimi, líder do Movimento 5 Estrelas, sublinhou que quando, e, se, um Governo for formado, estarão lealmente ao seu lado e que é essa postura que caracteriza a sua actividade política. Draghi tem ainda o apoio do Partido Democrático, do Forza Itália ou do Itália Viva. Por enquanto é momento de consensos e a batalha por lugares no Governo ainda não começou.


Matteo Salvini assegurou que ainda não falaram e não falarão de cargos no Governo. O líder da Liga refere que voltarão a encontrar-se com Draghi mas que pode já dizer que estão de acordo em muitas coisas. Itália procura um novo Governo depois da demissão de Giuseppe Conte. 

Draghi foi convidado a formar Executivo e candidatos não faltam para ajudar o antigo presidente do Banco Central Europeu a gerir os mais de 200 mil milhões de euros que chegarão da União Europeia para recuperar a economia italiana após os danos causados pela pandemia.


O ex-presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi iniciou, na quinta-feira as consultas par tentar encontrar uma maioria parlamentar que permita constituir um Governo com o objectivo de ultrapassar a crise política em Itália. Draghi recebeu primeiro os representantes de pequenos partidos e grupos parlamentares, entre os quais a ex-comissária europeia e líder da formação.

 Mais Europa, Emma Bonino, que prometeu "apoiar totalmente" o futuro Executivo. Emma Bonino, líder do partido Mais Europa, afirmou que no "no que diz respeito ao debate sobre o Governo técnico e o falhanço da política, insisto em dizer que é talvez o falhanço da política que ninguém vai lamentar."

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo