Sociedade

Joana Lina lança pedra para estradas em Cacuaco

A governadora de Luanda, Joana Lina, procedeu, ontem, nos distritos urbanos do Kikolo, Mulenvos de Baixo e na comuna da Funda, ambos do município de Cacuaco, ao lançamento da primeira pedra para construção de três troços de estradas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

13/01/2021  Última atualização 14H35
A Governadora teve uma jornada que impulsionou o arranque de obras de vulto © Fotografia por: João Gomes |Edições Novembro
As obras, que compreendem 22 quilómetros de estaradas, estão orçadas em quatro mil milhões, duzentos e quarenta e três milhões, oitocentos e cinquenta e quatro mil e oitenta e  quatro kwanzas e têm a duração de 12 meses, para o primeiro troço e sete para o segundo e terceiro, respectivamente.

A longa jornada da governadora começou às 8h00 com a chegada da sua caravana à Administração de Cacuaco, de onde rumou para o bairro da Boa Esperança, local onde procedeu ao lançamento da primeira pedra, na rua Wade Adams, troço com uma extensão de 5,8 quilómetros. 

A obra está a cargo da empresa Ascon, Prestação de Serviços e Engenharia, está orçada em 1.622.705.352.01 kwanzas, com um prazo de  12 meses para a execução. A caravana seguiu, depois, para o bairro Paraíso, Distrito  Urbano dos Mulenvos de Baixo, onde a governante procedeu à consignação da segunda empreitada, a cargo da empresa Agrobal, para um troço de 8,2 quilómetros, cujo orçamento é de 1.402.894.024.40 kwanzas. O período  de execução é de sete meses. 

A jornada de campo terminou no município de Cacuaco, comuna da Funda, onde Joana Lina consignou a empreitada e fez o lançamento da primeira pedra para a construção do troço Cow-boy Sul-Mayé Mayé, no distrito do Sequele. Orçada em 1.215.255.708.64 kwanzas, esta empreitada foi adjudicada à empresa GHCB Angola e fica concluída em sete meses.  
No final, a governadora Joana Lina incentivou os empreiteiros a primarem pelo rigor, no que toca ao cumprimento dos prazos dos contratos  assinados, e pediu para que  as obras sejam executadas com rapidez e  eficiência.  

População satisfeita

A população do município de Cacuaco manifestou-se satisfeita com o lançamento da primeira pedra para o arranque da reabilitação, ampliação, construção e betonagem de algumas vias de circulação no interior dos bairros da municipalidade.
Paulo Mendes, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Comissão de Moradores do sector, zona cinco, do bairro da Boa Esperança, agradeceu o acto em nome dos moradores. Disse que facilitará a circulação de viaturas e a mobilidade da população.
"Estamos muito satisfeitos com essas obras. Desde o surgimento do bairro  nunca tivemos essa oportunidade. Não resta mais nada senão agradecer ao Governo”, ressaltou.

Paulino António Leão, coordenador de um dos bairros da comuna da Funda, onde foi consignada a obra do troço   Cowboy Sul-Mayé Mayé, que vai interligar-se  ao Distrito Urbano do Sequele, mostrou-se, igualmente, regozijado,
"Estamos muito contentes com esses trabalhos. Vão ser executados no nosso município. A estrada que ligará a Funda ao Mayé Mayé, Distrito Urbano do Sequele, permitirá a interligação das populações dos dois pólos”, realçou.

Avelino Umba e Augusto Panzo/Cacuaco

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade