Política

João Lourenço felicita Joe Biden pela eleição

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou, ontem, Joe Biden, pela sua eleição ao cargo de Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), destacando também a conquista histórica de Kamala Harris, futura Vice-Presidente norte-americana.

10/11/2020  Última atualização 12H09
Angola quer aprofundar as boas relações existentes © Fotografia por: DR
Na mensagem, João Lourenço sublinha que "a vitória da democracia” coloca Joe Biden na liderança dos EUA e confere ao Presidente eleito "a grande responsabilidade de reconstruir a unidade nacional do país e trabalhar para garantir a paz, a estabilidade e a segurança mundiais”.

João Lourenço expressa o desejo de aprofundamento das boas relações existentes entre os dois povos, países e governos, reconhecendo "potenciais pontos de convergência políticos e económicos susceptíveis de dinamizar a cooperação bilateral” entre as duas Nações.

"Em nome do Povo e do Executivo angolano, e no meu próprio, tenho a honra de felicitar Vossa Excelência pela eleição ao cargo de Presidente dos Estados Unidos da América”, escreveu o estadista angolano na mensagem a Joseph Robinette Biden, mais conhecido por Joe Biden.

Joe Biden foi eleito Presidente dos EUA, nas eleições do dia 3 do corrente mês.

República da Guiné
Numa outra mensagem, João Lourenço felicita o Presidente da Guiné, Alpha Condé, pela recondução ao cargo, nas eleições realizadas no dia 18 de Outubro. "Quero, nesta ocasião, expressar-lhe o desejo de que os nossos dois povos, países e governos continuem a aprofundar as boas relações existentes entre si e a trabalhar no sentido da intensificação da cooperação bilateral, para impulsionarmos o desenvolvimento das respectivas Nações”, escreve o Presidente João Lourenço.

Tanzânia
O Chefe de Estado enviou, também, uma mensagem de felicitações ao Presidente da Tanzânia, John Magufuli, pela sua recondução ao cargo nas eleições realizadas no dia 28 de Outubro.

"A sua eleição é a reafirmação da confiança depositada em si pelo povo tanzaniano. E ao reconduzi-lo, demonstrou que acredita nos esforços e no profundo alcance das políticas que Vossa Excelência vai realizando com êxitos visíveis, acalentando assim a esperança  de que os prossiga com vista a realização dos grandes objectivos do progresso do bem-estar e da prosperidade do Vosso país”, escreve João Lourenço.

O Chefe de Estado expressa o desejo de que os dois países continuem a manter o diálogo construtivo que vem sendo estabelecido entre os governos,  visando o estreitamento das relações de cooperação existente, quer a nível multilateral no âmbito da SADC, quer a nível bilateral, para impulsionar o desenvolvimento das respectivas Nações.

COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA
Chefe de Estado escreve
a Moussa Faki Mahamat


O Presidente da República, João Lourenço, enviou, ontem, uma mensagem ao presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat.

A mensagem foi entregue pelo representante permanente de Angola junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África, Francisco José da Cruz, durante uma audiência ocorrida na sede da União Africana (UA), em Addis Abeba, Etiópia.

Numa nota enviada ao Jornal de Angola, a Embaixada de Angola na Etiópia refere que durante a audiência foi discutido o Processo de Re-forma Institucional da União Africana, as eleições aos cargos seniores da Comissão da União Africana, previstas para Fevereiro de 2021, e a situação de paz e segurança no continente.

Para a renovação de mandatos da Comissão da União Africana referentes ao quadriénio 2021-2024, Angola concorre - para a reeleição - com a candidatura da engenheira Josefa Sacko ao cargo de Comissária para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável.

A questão da inserção de quadros angolanos nas estruturas da União Africana também foi abordada no encontro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo

Opinião

Política