Política

João Lourenço lamenta morte do presidente do Tchad

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, lamentou, a morte do Presidente da República do Tchad, Idriss Déby Itno, ocorrida terça-feira (20), depois de ferido em combate.

21/04/2021  Última atualização 15H00
© Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro

Em mensagem de condolências endereçada ao Presidente do Conselho Militar de Transição daquele país, Mahamat Idriss Déby, o Estadista angolano expressa que foi surpreendido por este acontecimento, que retira de forma trágica do convívio uma personalidade de grande estatura política, que soube assumir posições de liderança firme como Chefe de Estado, nos processos complexos que se desenrolam na Região do Sahel e na África Central.

"Tenho o doloroso dever de vos apresentar, em nome do Executivo angolano e no meu próprio, as nossas mais sentidas condolências pela morte de Sua Excelência Idriss Déby Itno, Presidente da República do Tchad”, lê-se na mensagem.

João Lourenço refere que, com a morte de Idriss Déby Itno, perdeu-se um estadista africano empenhado na construção de uma África forte, coesa, independente e voltada para o desenvolvimento e progresso social dos seus povos.

"Peço à vossa excelência que estenda os meus sentimentos de pesar à família enlutada e às pessoas mais chegadas do malogrado. Queira aceitar a expressão dos meus sentimentos de solidariedade nesta hora de dor e luto para a vossa nação”, referiu o Chefe de Estado.

Idriss Déby Itno, cujo país é um dos Estados Membros da CIRGL, faleceu esta terça-feira em resultado de ferimentos graves em combate, um dia depois de ter sido declarado vencedor das eleições presidenciais de 11 deste mês.

Nascido em Berdoba (Tchad), aos 18 de Junho de 1952, o marechal Idriss Déby era Presidente Tchad desde 1990 e líder do Movimento Patriótico de Salvação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política