Política

João Lourenço visita Fazenda Filomena

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, efectua, na tarde de hoje (11), uma visita guiada à Fazenda Filomena, localizada no Panguila, município do Dande, província do Bengo.

11/06/2021  Última atualização 12H42
© Fotografia por: Dombele Bernardo

O empreendimento agrícola é uma empresa privada de direito angolano que se dedica à actividade agro-industrial, avicultura, produção de ovos e ração animal.

Dispõe de uma capacidade instalada para 1.182.200 aves, divididas em 880.200 galinhas de produção e 302.000 pintos. Neste momento, está com 750 mil aves em produção, 164.670 pintos em crescimento e uma capacidade diária de 800 mil ovos.

A fábrica de ração da Fazenda Filomena dispõe de uma capacidade instada de 500 toneladas dia, estando, neste momento, a produzir aproximadamente 150 toneladas dia, que servem para o consumo interno e para eventuais encomendas.

Dificuldades


A empresa enfrenta dificuldades para escoar maior parte do fertilizante que produz, bem como a matéria prima para o fabrico da ração, que é adquirida a um preço ainda considerado alto.

Face a este cenário, são obrigados a manter os preços dos produtos a mesma margem. Outra dificuldade enfrentada por esta fazenda prende-se com o regresso do exterior dos técnicos de montagem das máquinas por falta de acesso a vistos de trabalho.

O Presidente da República desloca-se a este ponto depois de terminar de orientar a reunião do Conselho de Governação Local, que decorre até ao momento, e de visitar a Fábrica de Mosaico Sino-Ord Parque Industrial, na Barra do Dande.

Este será, praticamente, a última actividade a realizar no âmbito da sua visita de trabalho de dois dias à província do Bengo. Está prevista alguma declaração à imprensa no final da visita.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política