Cultura

Joãozinho Morgado lança “Morgadinho”

Analtino Santos

Jornalista

Joãozinho Morgado, percussionista importante na consolidação do semba e na base de muitos dos principais sucessos da música angolana, apresenta hoje, a partir das 17h00, no anfiteatro Wyza, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, o single “Morgadinho”

04/03/2021  Última atualização 11H20
“Rei dos tambores” apresenta hoje edição limitada do single © Fotografia por: DR
O single "Morgadinho” tem a chancela da editora Keep on Push e é parte do álbum "Turma da Bênção”, uma parceria entre o Conjunto Angola 70 e Paulo Flores (Estações do Semba), que coordenou a produção com Otiniel Silva da Mano a Mano.
Participam na música Joãozinho Morgado, Teddy Nsingui, Botto Trindade, Galeano Neto e os jovens Pirica Duia, Mayo Bass e Armando Gobliss. Com uma edição limitada de 500 exemplares em vinis e retoma a época das 33 e 45 rotações, tem no lado B um remix produzido pelo DJ Pedro Coquenão do Batida, com o tema "Sou Eu João Morgado”. Virgílio dos Santos Culivela e Tiago Mena Abrantes foram os responsáveis das ilustrações.

Numa organização da Mano a Mano e da Brasom, durante a cerimónia de lançamento Carlos Lamartine, Gilberto Júnior, Miguel Neto, Adriano Mixingi, Yuri Simão, Ilidio Brás, Isaias Afonso e Belmiro Carlos abordarão temas relacionados com a vida e obra de Joãozinho Morgado, bem como vão fazer  reflexões em torno da música angolana: incursões históricas, a produção e o mercado discográfico, a valorização dos artistas e a produção de eventos. Otiniel Silva pretende entregar os subsídios deste encontro à sociedade civil.

A música ao vivo estará a cargo de um conjunto constituído por: Teddy Nsingui (guitarra solo), Zeca Tirilene (guitarra ritmo), Mias (baixo), Rufino (teclado), Tollingas (dikanza), João Diloba (bateria), Bucho (percussão) Lito Graça (voz e percussão ligeira), Mister Kim (voz principal) artistas que foram escolhidos pela amizade e parceria em várias formações e projectos.
De acordo com Ilídio Brás, foi escolhido um reportório com temas nos quais a execução técnica e a criatividade do "Rei dos Tambores” está em evidência como: "Bartolomeu”, "Lemba”, "Mucagiami”, "Merengue 5 de Julho” e "Kamba Diami”.
O single, que terá apresentação pública em Luanda, começou a ser distribuído mundialmente no passado dia 7 de Fevereiro, data de aniversário de Joãozinho Morgado e tem sido muito bem recebido pela crítica especializada em música africana, como o Gilles Petterson, respeitado jornalista da BBC. Em Angola a obra pode ser adquirida na RMS.
João Lourenço Morgado, conhecido nas lides musicais por Joãozinho Morgado ou dos Tambores, o homem que marcou o compasso do semba, kilapanda e das palmas da sua mão passaram muitos sucessos que marcam a música angolana, assumidamente do Bairro Operário (BO).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura