Mundo

Joe Biden e Vladimir Putin reúnem em Genebra a 16 Junho

O primeiro encontro entre os presidentes norte-americano e o russo, Joe Biden e Vladimir Puti, respectivamente, vai ter lugar no dia 16 do próximo mês, em Genebra, Suíça, anunciou , ontem, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em comunicado.

26/05/2021  Última atualização 06H30
Estadistas americano e russo vão sentar-se à mesma mesa na cidade de Genebra sob um forte aparato de segurança © Fotografia por: DR
"O presidente Joe Biden vai encontrar-se com o homólogo Vladimir  Putin em Genebra, na Suíça, a 16 de Junho de 2021. Os dois líderes vão discutir todas as questões prementes, procurando-se a restauração da previsibilidade e estabilidade das relações entre os Estados Unidos e a Rússia”, informou  Jean Psaki na nota.

Esta é a primeira vez que os dois líderes se encontram desde que Biden tomou posse, em Janeiro deste ano. O presidente norte-americano, porém, já se encontrou com Vladimir Putin como vice-presidente, durante a administração de Barack Obama.

O encontro, segundo a CNN, acontecerá no final do primeiro périplo internacional de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos. Segunda-feira, o assessor da Segurança Nacional norte-americana, Jake Sullivan, e o seu homólogo russo, Nikolai Patrushev, reuniram-se, precisamente, em Genebra e indicaram, segundo informações de ambos os países, a intenção de "normalizar” as relações entre os Estados Unidos e a Rússia, o que beneficiará os dois países e a comunidade internacional.

As duas partes expressaram confiança na possibilidade de encontrar "soluções mutuamente aceitáveis” em várias áreas.
Em Abril, numa chamada telefónica, Biden propôs a Putin uma reunião para breve num país terceiro, ao que o Kremlin respondeu positivamente.

Na semana passada, os chefes da diplomacia dos dois países, Antony Blinken e Sergei Lavrov, reuniram-se em Reiquiavique (Islândia) para concertar posições e preparar a cimeira.
O anúncio da Casa Branca confirma a esperada reunião que os dois governos têm vindo a preparar nos últimos dias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo