Mundo

John Mahama indicado enviado para a Somália

A União Africana (UA) nomeou o ex-Presidente de Ghana, John Mahama, para o cargo de Alto Representante para a Somália, que entrou numa crise política desde o anúncio da prorrogação por dois anos do mandato do Chefe de Estado, foi ontem anunciado em nota enviada à Efe.

09/05/2021  Última atualização 08H10
John Mahama chega à capital somalí nos próximos dias © Fotografia por: DR
Em comunicado, a UA explicou que "como Alto Representante para a dimensão política da Somália, o Presidente Mahama vai trabalhar com os partidos somalis para chegar a um compromisso mutuamente aceitável para uma resolução abrangente para a realização de eleições o mais rápido possível”.

No dia 25 de Abril, a capital somali, Mogadíscio, foi palco de confrontos entre apoiantes militares e opositores da prorrogação de dois anos de mandato do Presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed, conhecido como Farmajo, uma resolução que acabou por ser rejeitada a 28 de Abril, após pressão da oposição e da comunidade internacional.

A prorrogação, votada pela Câmara do Povo, a Câmara baixa do Parlamento somali, a 12 de Abril e assinada pelo Presidente no dia seguinte, violou o acordo de 17 de Setembro de 2020. Este documento estabelecia um roteiro para eleições que deveriam ter sido realizadas em Fevereiro, mas foram adiadas duas vezes desde Dezembro de 2020 devido a desacordos políticos. Por fim, a 1 de Maio, Farmajo pediu aos deputados para rejeitarem a lei e aprovarem o acordo de Setembro de 2020 para a realização de eleições.

A Somália vive num estado de guerra e caos desde 1991, quando o Presidente Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem um Executivo eficaz e nas mãos de milícias e senhores de guerra islâmicos, como o grupo  Al-Shabab, que controla zonas rurais no Centro e Sul do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo