Sociedade

Jomo Fortunato: "Biodiversidade continua a ser a base para um futuro equilibrado"

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, considerou neste sábado (22), que a biodiversidade continua a ser a base para um futuro equilibrado.

22/05/2021  Última atualização 12H53
© Fotografia por: DR

Numa mensagem por ocasião do "Dia Internacional da Biodiversidade" que se assinala hoje, o ministro referiu que "temos consciência que qualidade da água que bebemos, os alimentos que consumimos e o ar que respiramos, dependem de uma natureza saudável".

Jomo Fortunato sublinhou que Angola adoptou, em 2021, o tema, "Construindo um futuro compartilhado para toda a vida na Terra”, consubstanciado na convicção de que a biodiversidade continua a ser a resposta os desafios, rumo ao desenvolvimento sustentável.

Contrariamente, acrescentou, a Covid-19 apresentou um desafio sem precedentes para o mundo, inibindo inúmeros projectos.

"Neste contexto especial, torna-se urgente empreender acções imediatas e multilaterais, visando fortalecer a conservação da biodiversidade e promover a recuperação, pós-epidemia", disse o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente.

Jomo Fortunato sublinhou a importância de se promover a mudança transformacional, mobilizar acções globais e abordar as causas profundas da perda da biodiversidade, melhorando a sua constante conservação.

Ameaças de extinção

Para o governante, cerca de um milhão de espécies animais e plantas estão ameaçadas de extinção, de acordo com o Relatório de Avaliação Global de 2019, sobre a biodiversidade e serviços ecossistémicos.

O Dia Internacional da Biodiversidade Comemora-se sob o signo "Nós somos parte da solução”, com o objectivo de alertar a população mundial sobre a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.

A data foi proclamado pela Organização das Nações Unidas a 22 de Maio de 1992, com a adopção do texto final da Convenção do Rio de Janeiro sobre a Diversidade Biológica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade