Sociedade

Jornalistas recebem carteiras profissionais

Adolfo Mundombe/Huambo

Jornalista

A Comissão da Carteira e Ética de Angola entregou, sábado, no Auditório da Rádio Huambo, do Grupo RNA, carteiras profissionais a oito jornalistas.

01/03/2021  Última atualização 17H40
Huambo tem novo secretariado do SJA © Fotografia por: DR
A cerimónia de entrega foi orientada pela jornalista Luísa Rogério, presidente da referida comissão, à margem da tomada de posse dos membros dos órgãos sociais do secretariado do Sindicato Provincial dos Jornalistas Angolanos.
Receberam as carteiras os profissionais Severino Estêvão, João Pedro, António Mendes, Miguel Ângelo, Elsa Inaculo, Victória Quintas, Israel Chitali e José Calembe. 

Luísa Rogério disse, no acto, presenciado pelo vice-governador do Huambo para o Sector Político, Económico e Social, Francisco Jamba Kata, que a carteira profissional não é "documento de exibição”, mas um activo que confere legitimidade à profissão, visando, também, destrinçar o jornalismo, o entretenimento, publicidade e assessoria de imprensa. 

"O exercício dessa actividade, a partir de agora, deve ser feito de forma a obedecer ao código de ética e deontologia e com responsabilidade acrescida”, destacou a profissional, salientando que, depois de quatro décadas, a comunicação social em Angola "marca uma nova era”, que, apontou, "deve criar impacto na vida dos cidadãos”.
O vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Francisco Jamba Kata, ao intervir na cerimónia, em representação da governadora provincial, Lotti Nolika, afirmou que, com a entrega das carteiras profissionais, estão criadas as condições para que "os jornalistas exerçam a profissão com isenção, transparência e imparcialidade”, tendo apelado à união da classe.

Tomada de posse
O jornalista José dos Santos, da Televisão Pública de Angola, tomou posse como secretário provincial do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, para um mandato de quatro anos, depois de ter vencido as eleições realizadas no passado dia 11 do corrente, que contou com a participação de quatro candidatos, tendo obtido 29 votos, num universo de 51 válidos.
A defesa dos direitos dos jornalistas, a melhoria das condições sociais e de trabalho, a construção de uma sede social, formação profissional, bem como o exercício da actividade jornalística com base na liberdade de expressão são algumas das linhas de actuação deste mandato, segundo José dos Santos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade