Mundo

Jornalistas revelam importação de armas

A República do Congo importou 500 toneladas de armas do Azerbaijão desde 2015, de acordo com uma investigação internacional de um consórcio de jornalistas publicada semanas antes das eleições presidenciais, noticiou, ontem, a Lusa.

01/03/2021  Última atualização 18H52
© Fotografia por: DR
A entrega mais recente, segundo o consórcio, foi feita em Janeiro, mais de 100 toneladas de armas foram enviadas do Azerbaijão para a Guarda Republicana no Congo, incluindo 775 morteiros e 400 caixas de 'rockets', num momento em que a oposição se queixa de falta de liberdade democrática no país, refere o Projecto Crime Organizado e Corrupção (OCCRP, na sigla inglesa), que junta jornalistas de todo o mundo, com particular foco no comércio de armas.

Esta última transferência de armas "suscitou preocupação entre opositores" que acreditam na recandidatura do Presidente cessante, Denis Sassou Nguesso, 77 anos. Em 2016, Sassou Nguesso foi reeleito, mas a oposição contestou o resultado e verificaram-se insurreições em vários pontos do país, duramente reprimidas pelo Governo, em operações que causaram 140 mil deslocados internos.

O Presidente Denis Sassou Nguesso vai enfrentar sete candidatos nas eleições presidenciais, marcadas para 21 de Março.
Sassou Nguesso vai enfrentar, entre outros, Mathias Dzon, 73 anos, ex-ministro das Finanças (1997-2002) e Guy-Brice Parfait Kolélas, 60 anos, que conquistou o segundo lugar nas presidenciais de 2016.
General reformado do Exército, Sassou Nguesso liderou o país pela primeira vez entre 1979 e 1992, sob o regime de partido único. Tem ganho todas as eleições desde 2002.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo