Sociedade

Jornalistas vão a projectos agro-industriais e familiares

Leonel Kassana

Jornalista

O projecto jornalístico “Grande Reportagem, andar o país pelos caminhos da agricultura”, começa no dia 1 de Março, depois da significativas redução dos casos de Covid-19, anunciou, ontem, a organização durante uma conferência, indicando que participarão cerca de 30 profissionais.

20/02/2021  Última atualização 11H25
“Grande Reportagem andar o país” © Fotografia por: João Gomes |Edições Novembro
"Mantêm-se os propósitos dessa expedição”, como referiu o director do projecto, José Rodrigues, explicando que os jornalistas devem escalar unidades agrícolas, pólos de desenvolvimento, fazendas e propriedades familiares nas províncias do Uíge, Malanje, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Bié, Huambo, Huíla e Benguela, num total de 5.000 quilómetros em cerca de 30 dias.

José Rodrigues adiantou que o projecto foi desenhado para proporcionar uma oportunidade "ímpar” para os jornalistas verem no "terreno” o actual estado da agricultura, numa altura de enormes dificuldades, agravadas com a seca severa que afecta sobretudo as regiões Centro e Sul de Angola”.

O projecto surge da necessidade e do interesse público de se produzir uma informação cada vez mais próxima da realidade, referiu, indicando que o programa é "flexível”. "Não podendo observar e reportar sobre todo o potencial agrícola e agro-industrial de cada província foram seleccionadas as áreas representativas, segundo a perspectiva dos jornalistas e órgãos integrantes”, acrescentou o coordenador dos projectos, que com o director técnico Cândido Carneiro, acabam de efectuar o reconhecimento total da rota.

A directora da LAC, Luísa Fançony, indicou que o projecto jornalístico se enquadra no programa de realização de grandes reportagens temáticas e referiu que o tema, "Pelos Caminhos da Agricultura e do desenvolvimento”, não poderia ser melhor para essa expedição.

O director técnico do projecto, Cândido Carneiro, referiu estarem criadas as condições técnicas e logísticas para o sucesso da expedição que vai permitir um olhar "clínico”dos jornalistas sobre o sucesso e constrangimentos dos projectos do tipo empresarial e da agricultura familiar, esta que representa cerca de 80 por cento d a produção alimentar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade