Sociedade

Jovem do Cazenga é hoje um garboso militar

Rui Ramos

Jornalista

Wilson Dala Calunga “Desejado” nasceu em 1994 no Cazenga, Luanda, filho de Evaristo Fernandes Calunga e de Domingas Manuel Dala. Frequentou o ensino primário na escola 7017 do Cazenga e na escola 7039 terminou o primeiro ciclo e depois foi para escola Angola-Cuba, também no Cazenga, onde fez o ensino secundário até 2009.

21/03/2021  Última atualização 13H34
Wilson Dala Calunga frequentou o curso de Direito na UAN © Fotografia por: DR
Wilson Dala Calunga afirma-se cristão católico e devoto de Santo António de Kifangondo. "Pertenço à paróquia do Sagrado Coração de Jesus onde desde muito novo frequentei a catequese e realizei os sacramentos católicos, afirma, para acrescentar:” "Sou o sétimo filho de 10 irmãos, dos quais dois rapazes e oito meninas, e sou tratado carinhosamente por "Desejado” pelos meus parentes e amigos, cresci no bairro do Curtume, no Cazenga, na rua do Ginga, foi aqui onde vivi pequenos e grandes desafios e vitórias.”

Filho de mãe comerciante, muitas vezes Wilson Dala Calunga tinha de ir à praça ajudá-la nas vendas antes de ir para escola. "Depois passei a ajudá-la na comercialização de grades de cervejas em casa, até acontecer um acidente enquanto transportava as grades para dentro de casa, e até hoje carrego uma cicatriz.” A  mãe decidiu então mudar de negócio e opta por uma pequena cantina e lá vai Wilson Dala Calunga ajudar a vender para ter dinheiro para o candongueiro e poder ir à escola quando já frequentava o ensino médio.”

 Em 2011 em representação dos estudantes do Cazenga, Wilson Dala Calunga integra a Comissão Provincial de Estudantes que organizou o "Plano de Férias Académicas” de 2011-2012 tendo criado vários cursos de formação para os estudantes. No final de 2010, frequentando o ensino médio, perde o pai, vítima de morte súbita, e as coisas mudaram para pior em termos financeiros. "Se as dificuldades eram grandes, passaram a ser enormes”, recorda Wilson Dala Calunga, para acrescentar ter conseguido concluir o ensino médio na Escola Técnica de Educação e Saúde Alpega (Etesal) com a apresentação de um trabalho final de curso com o tema "Princípio de imparcialidade como factor de credibilidade da administração pública em Angola”, com 16 valores.

Ainda nesse ano apresenta-se ao DRML para ingressar nas fileiras das Forças Armadas Angolanas, vindo a integrar o 4º Curso de Preparação Militar Geral da Escola de Formação de Forças Especiais "EFFE” Cabo Ledo, que terminou em Maio. No mês de Junho, é transferido para a Região Militar de Luanda onde trabalha na Companhia de Comando e Serviço e foi nomeado operador da Repartição de Informática. Em Janeiro de 2014, foi transferido para Região Militar Centro na qual, na 4ª Divisão de Infantaria da 41ª Brigada de Infantaria Motorizada, exerceu a função de operador de Rádio do 2º Batalhão 41ª BrIM 4ªD.I.RMC. na Sanga, Waku Kungo, Cuanza-Sul.

Frequenta ainda, em 2014, o 1º ano da Faculdade de Direito da Universidade Técnica de Angola, mas em 2015 regressa ao Comando da 41ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Sawilala, Huambo, onde exerce a função de auxiliar do Adjunto do Comando de Logística.
"Em Julho, fui transferido para a Direcção de Operações do Exército para desempenhar a função de Auxiliar do Turno Operativo do Posto Comando do Exército.” Em Novembro, Wilson Dala Calunga candidata-se à Academia Militar do Exército, no Lobito, e foi dado como apto para frequentar o curso superior.

 No período de 2016 a 2020, Wilson Dala Calunga frequenta o 4º Curso de Licenciatura em Ciências e Tecnologias Militares da Academia Militar do Exército, obtendo o grau de licenciado na especialidade de Infantaria, sendo patenteado a aspirante-a-oficial e em 9 de Janeiro 2021, é promovido a subtenente e é-lhe outorgado o diploma de licenciatura. Durante o curso superior, foi adjunto do Comando da III Companhia do Iº Batalhão de Cadetes; comandante de Companhia do VIº Curso de Licenciatura em Ciências Militares, comandante do Pelotão de Infantaria da Iª Companhia do I Batalhão de Cadetes, comandante da I Companhia de Recrutas do VII Curso de Licenciatura em Ciências Militares, chefe adjunto do Colectivo de Oficiais de Infantaria do IVº Curso de Licenciatura em Ciências Militares.

Ao longo dos 8 anos de carreira, foram-lhe reconhecidos pela hierarquia militar méritos e menções honrosas pela dedicação, empenho e espírito de missão demonstrados durante o exercício estratégico das Forças Armadas Angolanas "Vale do Loge” de 13 a 19/07/2014, por concluir o I Semestre do 3º Ano de Licenciatura em Ciências Militares com boa classificação na especialidade de Infantaria, por se ter destacado no cumprimento das funções de comandante da I Companhia de Recrutas e por se ter destacado no processo de Instrução Básica do VIII Curso de Licenciatura de Ciências Militares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade