Sociedade

Jovens empreendedores têm academia em Luanda

Alberto Quiluta

Jornalista

A Academia do Empreendedor de Luanda (AEL) foi aberta, ontem, no Distrito Urbano do Benfica, município de Talatona, pela governadora Joana Lina.

30/04/2021  Última atualização 10H25
Joana Lina abriu ontem a Academia do Empreendedor de Luanda no Distrito Urbano do Benfica © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
O espaço, com oito salas, tem capacidade para 250 alunos. Ao intervir no acto de inauguração, Joana Lina disse esperar que, com as parcerias firmadas, a Academia do Empreendedor de Luanda possa ajudar a fornecer capacidades técnicas e profissionais aos jovens, visando o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do país.

"A Academia do Empreendedor de Luanda (AEL) é uma janela de oportunidades aberta todos os jovens interessados em testar as suas ideias e transformá-las em negócios de sucesso”, acrescentou Joana Lina.O director da Academia do Empreendedor de Luanda, Inocêncio das Neves, disse que os jovens que por lá passarem poderão sair com competências técnicas para que os negócios se enquadrem ao actual contexto.

"Uma das iniciativas da AEL é a formação dos 'cientistas candengues', que deverão fazer parte do primeiro ciclo formativo de tecnologias, cursos técnicos e humanos, para saírem da academia com empresas constituídas, vendendo os produtos ao público alvo, de maneira sustentável e viável”, referiu. Segundo Inocêncio das Neves, a Academia do Empreendedor de Luanda conta com salas de corte e costura, restauração, beleza/estética, incubadora de empresas e uma biblioteca.

O administrador para a Área de Fomento, Promoção e Capacitação do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Osvaldo Rasgado, referiu que a Academia do Empreendedor de Luanda vem reforçar as iniciativas do Governo direccionadas ao apoio aos jovens."Vamos unir esforços com o principal objectivo de criar um espaço de referência em Luanda, que potencie as habilidades e capacidades dos jovens angolanos”, disse, acrescentando que "estão criadas as condições para o fomento do empreendedorismo, promoção do auto-emprego e adopção de uma nova cultura empresarial moderna, cada vez mais digital e inclusiva”.

A representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamisoa Rangers, disse que um dos maiores desafios que se coloca aos governos e sociedades é a criação de oportunidades de emprego para jovens e mulheres. Acrescentou que a promoção do auto-emprego e do empreendedorismo é uma medida que   proporciona trabalho digno aos jovens recém-formados.

Mamisoa Rangers explicou que, no âmbito do acordo assinado em 2020, o PNUD apoiará a Academia do Empreendedor de Luanda na operacionalização da instituição, no sentido de fomentar o empreendedorismo e o auto-emprego.O acto de  inauguração da Academia do Empreendedor de Luanda contou com a presença da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, do governador do Banco Nacional de Angola, Massano Júnior, do secretário de Estado das Tecnologias de Informação, Mário Oliveira, e de identidades religiosas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade