Economia

Kwanza mais valorizado comparado há 5 meses

A consultora NKC African Economics reconhece que a moeda nacional começa a valorizar-se apesar dos elevados riscos de depreciação. Dizem que a moeda nacional atingiu na semana passada o melhor resultado dos últimos cinco meses.

10/03/2021  Última atualização 07H45
Reconhece a moeda nacional © Fotografia por: DR
"O risco de uma forte depreciação da moeda continua elevado devido à incerteza no mercado energético causada pela pandemia de Covid-19”, escrevem os analistas desta filial africana da consultora Oxford Economics.
No comentário sobre a evolução do kwanza, enviado aos investidores, os analistas afirmam que "apesar de as fortes transacções da moeda e da melhoria do sentimento sobre o risco terem abrandando os riscos de curto prazo, o kwanza vai provavelmente continuar sob pressão a curto prazo devido à forte dependência do petróleo, que está confrontado com uma redução na procura e na produção”.

Na segunda-feira passada, o Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou que a taxa de câmbio do kwanza estabilizou nos últimos meses e considerou que deverá manter-se assim no curto prazo, com o câmbio da moeda angolana a aproximar-se do ponto de equilíbrio.
As informações foram dadas durante a apresentação do relatório sobre a evolução do mercado cambial, pelo BNA, onde foi dado destaque aos factores que contribuíram para a estabilidade, incluindo as medidas adoptadas pelo banco desde 2017 e a evolução dos preços do petróleo.

Em 2020, o kwanza manteve uma trajectória de depreciação face ao dólar até Novembro, altura em que estabilizou, mantendo esta estabilidade até à data.
Em Dezembro de 2020, o kwanza fechou nos 656,224 face ao dólar e 805,117 face ao euro, o que corresponde a uma desvalorização anual de 26,52 e 32,83 por cento, respectivamente, com a taxa de câmbio real efectiva a aproximar-se dos 2,3 por cento no final de 2020.

A subida dos preços do petróleo no primeiro trimestre deste ano ajudou o kwanza a recuperar algum terreno perdido nos últimos meses, tendo recuperado para menos de 620 kwanzas por dólares, o melhor nível dos últimos cinco meses.
"A apreciação do kwanza nos últimos dois meses traz algum alívio, já que a moeda angolana perdeu 27 por cento do seu valor face ao dólar no ano passado”, na sequência da reforma cambial introduzida em 2019, e num contexto em que o mercado paralelo transacciona o kwanza 14 por cento pior do que a taxa oficial, "muito melhor do que os 60 por cento que se registava em Novembro de 2017”, concluem os analistas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia