Mundo

Lançados dois mísseis contra base americana

Dois mísseis cairam, ontem, perto da base aérea de Balad, que acolhe soldados americanos ao Norte de Bagdad, três dias antes da retomada do “diálogo estratégico” com o novo Governo de Washington, informou uma fonte de segurança à AFP.

05/04/2021  Última atualização 11H52
© Fotografia por: DR
Estes disparos não provocaram nem danos nem vítimas e não foram reivindicados, pelo menos, até à tarde de ontem, mas os Estados Unidos acusam regularmente grupos iraquianos que apoiam o Irão de atacar as suas tropas e diplomatas.

É o décimo quarto ataque, incluindo um com seis mísseis, dirigidos contra as tropas e à Embaixada dos EUA ou comboios iraquianos que fornecem apoio logístico às tropas estrangeiras desde que Joe Biden assumiu o cargo, em Janeiro.
Às vezes, essas operações são reivindicadas por grupos desconhecidos que, de acordo com especialistas, são uma cortina de fumaça para organizações de longa data apoiadas pelo Irão no Iraque.

Qais al Khazali, um alto funcionário pró-iraniano na força paramilitar Hashed al Shaabi, patrocinada pelo Estado, declarou, recentemente que a "resistência” estava a realizar  ataques e os intensificaria "a menos que os Estados Unidos retirem todas as forças de combate de todo o Iraque”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo