Cultura

Legado de Ngola Kiluanji transposto para o cinema

A Akwafrica Produções, detentora do projecto Imoshi - SADC, está a produzir um filme sobre o legado de Ngola Kiluanji, em parceria com o Instituto Angolano do Cinema e do Audiovisual (IACA).

25/02/2021  Última atualização 09H00
Ministro Jomo Fortunato (à esquerda) recebeu Tony Nguxi © Fotografia por: DR
Segundo uma recomendação da União Africana sobre "Reimaginar África, os laços que nos unem”, a produtora, afecta ao cantor e cineasta angolano Tony Nguxi, pretende narrar no cinema o legado de Ngola Kiluanji, o líder mais destacado do Reino do Ndongo.
A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo próprio Tony Nguxi, no final de uma audiência com o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato.

O projecto IMOSHI, endossado pelo Secretariado Executivo da SADC, do qual Tony Nguxi é presidente honorário, reúne activistas socioculturais dos 15 países membros da  SADC, e tem como objectivo realizar pesquisas científicas e culturais para o fortalecimento da integração regional.
Segundo Tony Nguxi, as filmagens, que irão contribuir para a escrita da História de África, estão aprazadas para breve e o lançamento poderá acontecer em 2022.
"Viemos apresentar as actividades programadas para o biénio 2021/2022, considerando a reflexão da Cimeira da União Africana sobre Artes, Cultura e Património, realizada no passado dia 5 de Fevereiro, com vista a alavancar a construção do continente”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura