Cultura

Legado histórico e patrimonial precisa ser divulgado à nova geração

A transmissão do legado histórico e patrimonial do país às futuras gerações é parte do processo educacional de preservação e conservação dos monumentos e sítios nacionais que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente pretende passar a diante, defendeu, o titular da pasta.

19/04/2021  Última atualização 09H44
Largo do Pelourinho é dos espaços históricos reconhecidos como património que doravante vão ser mais valorizados © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
Jomo Fortunato reconheceu, por ocasião do Dia dos Monumentos e Sítios, celebrado ontem, que é preciso existirem políticas mais fortes na promoção e preservação dos bens culturais históricos e na valorização do património angolano.
Para o ministro, Angola possui um património histórico, cultural e natural, considerável, no qual se destacam edificações, sítios e lugares de memória, arte rupestre, parques naturais, fauna e flora. "É o mais eloquente testemunho do percurso histórico e da sensibilidade dos angolanos, nos mais diferentes contextos e situações da história”.

O lema deste ano, para celebrar a data "Passados Complexos, Futuros Diversos”, estabelecido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), esteve na base da classificação de novos espaços históricos como o Sona, as figuras geométricas de referência da Região Leste, a Praça da Independência e o Largo do Pelourinho, em Luanda, e a Ombala do Bailundo, no Huambo.

"Neste momento de reflexão do estado actual do património, devemos ter em conta o que se faz actualmente ou seja o legado para o futuro. Temos monumentos e sítios importantes ao nível de pinturas rupestre, que devem ser estudados e rigorosamente dotados, constituindo motivo para  estudo universitário. É preciso desenvolver o futuro de Angola pensando no passado”, apelou.
A história, acrescentou, não deve ser esquecida, em especial num país como Angola com muitos edifícios e monumentos arquitectónicos e simbólicos, de várias épocas. Para tal recordou a importância da protecção e divulgação deste legado, que levou o Ministério a classificiar como Património Histórico Cultural as igrejas de Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora do Cabo, em Luanda.


Preservação e juventude
O papel da juventude, em especial os estudantes, na preservação e divulgação da história do país deve ser constantemente exortado, de forma a que o legado de uma geração seja transmitido à próxima, defendeu, sexta-feira, em Luanda, o director Provincial Cultura, Turismo de Luanda, Manuel Gonçalves.

Numa palestra sobre a importância da protecção dos monumentos e sítios históricos, proferida pelo director adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural, Emanuel Caboco, Manuel Gonçalves alertou para a necessidade de se prestar maior atenção ao estado de muitos destes legados, a nível do país.
Durante a palestra, Emanuel Caboco falou sobre a importância de se classificar muitos destes legados históricos, em especial alguns com grande significância, mas que com o passar dos anos tendem a cair no esquecimento.

Para Emanuel Caboco, é preciso lutar e evitar que muita desta riqueza histórica desapareça com o tempo, devido ao relevo cultural da maioria dos monumentos nacionais, alguns mais ligados a determinadas regiões, mas com uma abrangência muito vasta.

A palestra contou com a participação de estudantes do Colégio 4007, a escola convidada para o acto, a maioria deles curiosos em saber mais sobre o assunto. No final alguns dos estudantes receberam livros, uma oferta da Direcção provincial da Cultura e Turis-mo e do administrador-adjun-to de Cacuaco para o sector Económico e Financeiro, Délcio Ribeiro.

Mário Cohen /Augusto Panzo | Cacuaco



  Lunda-Sul apresenta propostas para o reconhecimento de monumentos locais

O Governo da Lunda-Sul está a trabalhar num processo de levantamento de dados fidedignos para elevar, ao nível internacional, sete monumentos e sítios reconhecidos, dos 32 existentes, garantiu, ontem, em Saurimo, o director do gabinete da Cultura, Turismo e Ambiente.
Salvador Wanuque disse, por ocasião do Dia dos Monumentos e Sítios, que o Governo da Lunda-Sul está a criar condições para a formação de guias locais, com capacidade de atrair mais interesse dos turistas, na-cionais e internacionais, sobre este assunto.

Entre os espaços a serem propostos à apreciação da UNESCO destacam-se a an-tiga sede do governo provincial, o actual edifício da Comissão Nacional Eleitoral, o palácio do governador, a ex-vila Diamang, a actual vila Angélica, o edifício dos Correios e a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, já reconhecidos ao nível nacional.

O director, que falou a margem de uma palestra sobre "A importância dos monumentos e sítios no mosaico cultural nacional e local em particular”, com a presença de estudantes de História e interessados na história da província, adiantou que no momento esperam obter dados capazes de acrescentar valor ao património histórico. 

O professor de História João Paulo, convidado para dissertar o tema, reconheceu a importância da actual geração saber mais sobre os locais históricos da província, de forma a assegurar o legado e passar o testemunho.

A preservação e divulgação destes patrimónios históricos, reforçou, precisa suscitar o interesse dos turistas, nacionais e internacionais, por estes serem uma das formas de angariar fundos para o crescimento da economia. "É preciso começar a destacar o papel da cultura no fomento da economia nacional”.

Para alguns dos estudantes, é importante que haja maior divulgação da história dos monumentos e sítios nacionais através do curriculum académico, para uma melhor apreciação e conhecimento das futuras gerações.

Flávia Massua | Saurimo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura