Mundo

Líder da Frente Polisário já está livre de perigo

O líder dos separatistas da Frente Polisário, Brahim Ghali, internado na Espanha, está fora de perigo, disse, ontem à Agência France Press (AFP) uma autoridade saharaui. "Os médicos confirmaram que ele superou o estado crítico e está afastado de qualquer perigo", afirmou.

26/05/2021  Última atualização 07H20
© Fotografia por: DR
O internamento de Ghali no mês passado na cidade de Logroño provocou uma crise diplomática entre Marrocos e Espanha, agravada na semana passada pela chegada de milhares de migrantes marroquinos ao enclave espanhol de Ceuta.

O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros disse  domingo à noite que "não há contacto com Espanha desde a crise actual”, causada pela entrada em território espanhol do secretário-geral da Frente Polisario, Brahim Ghali, para ser hospitalizado em Logroño.

O ministro Nasser Burita, entrevistado pela estação de rádio francesa Europe 1, negou explicitamente o que disse a ministra espanhola, Arancha Gonzalez-Laya, que domingo afirmou na Rádio Nacional de Espanha que os dois países estavam em conversações. "Ao contrário do que diz a ministra não houve contactos desde o início da crise, em meados de Abril e, ao contrário também do que diz, nunca fomos informados sobre a chegada deste indivíduo” a Espanha, assegurou o ministro marroquino.

Burita fez a distinção entre a União Europeia e a maioria dos seus estados-membros, com os quais existem "muito boas relações”, e "uma atitude hostil da Espanha” que na sua opinião criou esta crise bilateral.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo