Mundo

Líder opositor da Geórgia está detido

Uma aparatosa operação policial na Geórgia foi levada a cabo, ontem, para deter o líder da oposição, Nika Melia, que se encontrava na sede do partido quando as forças de autoridade executaram as ordens de um tribunal de Tiblissi.

24/02/2021  Última atualização 12H50
Nika Melia, líder do principal partido da oposição © Fotografia por: DR
Melia está acusado de organizar protestos violentos anti-Governo, em 2019. Na semana passada, um juiz decidiu colocar o político em prisão preventiva, podendo vir a ser condenado a uma pena de nove anos. O então Primeiro-Ministro, Giorgi Gakharia, pediu a demissão, contra a decisão do tribunal, temendo uma escalada da crise política. Irakli Garibashvili, antigo ministro da Defesa, foi nomeado para o lugar à frente do Executivo.

Os partidos da oposição na Geórgia rejeitam os resultados das últimas eleições legislativas, que, em Outubro, deram a maioria ao partido no poder, o Sonho Georgiano. Durante a noite, apoiantes da oposição tinham tentado evitar a detenção do líder do Movimento Nacional Unido, acabando por ser dispersados, ou mesmo detidos pela Polícia. O Serviço Europeu de Acção Externa apelou, ontem, à "máxima contenção e responsabilidade" de todas as partes na Geórgia, após a detenção de Nika.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo