Mundo

Líderes europeus debatem pobreza

A redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em, pelo menos, 15 milhões de pessoas é um dos principais objectivos da Cimeira Social do Porto, que teve início ontem.

08/05/2021  Última atualização 07H55
Líderes europeus © Fotografia por: DR
O plano de acção apresentado pela Comissão Europeia vai ser discutido pelos líderes europeus na cidade portuguesa.
Apenas a alguns quilómetros do local da cimeira fica a associação "O Coração da Cidade”, que ajuda cerca de 700 famílias carenciadas, pessoas alojadas temporariamente em quartos e sem-abrigo.

Numa carta aberta, mais de uma centena de personalidades europeias pediram aos líderes europeus que, no Porto, adoptem uma meta para acabar com as situações de sem-abrigo na União Europeia até 2030.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse, ontem, acreditar que a Cimeira Social organizada pela presidência portuguesa da União Europeia mostrará que "a Europa pode cumprir”, depois de um "ano muito duro” de pandemia.

"Estou muito satisfeita por estar aqui no Porto e estou muito grata ao Primeiro-Ministro António Costa por ter convocado esta Cimeira Social tão importante, que chega num momento absolutamente oportuno, depois de um ano muito duro da pandemia”, declarou a responsável, falando à chegada ao evento.

Observando que "todas as partes interessadas necessárias estão aqui presentes” - entre as quais "Chefes de Estado e de Governo, as instituições europeias, mas sobretudo os sindicatos, as entidades patronais e a sociedade civil” -, Ursula von der Leyen adiantou estar "certa de que esta cimeira mostrará que a Europa consegue cumprir”.
Além  disso, depois  da pandemia, "vem agora um segundo passo muito importante que é a recuperação  ecómica”, assinalou.

A Cimeira Social decorre com a presença de 24 dos 27 Chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos para definir a agenda social da Europa para a próxima década. Também presentes no evento, que decorre em formato online e presencial na Alfândega da cidade do Porto, estão, além de Von der Leyen, os presidentes do Parlamento Europeu, David Sassoli, e do Conselho Europeu, Charles Michel, assim como os vice-presidentes executivos da Comissão Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, o Alto Representante Josep Borrell e os comissários Elisa Ferreira, Mariya Gabriel e Nicolas Schmit, além de outros líderes políticos e institucionais, parceiros sociais e sociedade civil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo