Desporto

Liga histórica arranca hoje com 12 formações

Juscelino da Silva

Jornalista

A I edição da Basketball África League (BAL), nova versão da antiga Liga dos Clubes Campeões Africanos, em seniores masculinos, arranca hoje e decorre até ao próximo dia 30, na cidade ruandesa de Kigali, com a participação de 12 das melhores equipas do continente, subdivididas em três grupos de quatro.

16/05/2021  Última atualização 14H05
Petro de Luanda terá como adversário de estreia o AS Police do Mali, na terça-feira © Fotografia por: DR
GNBC do Madagáscar, Patriots do Rwanda, River Hoopers da Nigéria e US Monastir da Tunísia, no Grupo A; Petro de Luanda (Angola), As Salé do Marrocos, AS Police do Mali e FAP dos Camarões (Grupo B) e Ferroviário de Maputo (Moçambique), AS Douane do Senegal, Zamalek do Egipto e GSP da Argélia (Grupo C) disputam o troféu da maior competição continental, co-organizada pela FIBA e a NBA.

 Na histórica edição da versão da Liga dos Campeões, os representantes das 12 nações realizam um total de 18 jogos, no Arena  Kigali, no sistema de todos contra todos, apurando-se para os quartos-de-final os dois primeiros classificados e os dois melhores terceiros. A Basketball África League (BAL), como é conhecida, é um evento novo, que conta com o forte apoio financeiro da Liga Norte Americana de basquetebol, a NBA.

 O Petro de Luanda, "embaixador” angolano na competição, terá como primeiro adversário o AS Police do Mali, no dia 18. Na segunda jornada, os tricolores enfrentam o FAP dos Camarões, no dia 20, e, no fecho da fase de grupos, jogam diante do AS Salé de Marrocos, no dia 22, na Arena Kigali, em desafios referentes ao Grupo B.
 Amanhã, para a jornada de abertura da BAL, defrontam-se Rivers Hoopers da Nigéria - Patriots do Rwanda
 
Organização optimista
O presidente da BAL, Amadou Gallo Fall, manifestou-se bastante optimista em relação ao sucesso da primeira edição do novo formato da Liga dos Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, na República do Rwanda.
Em declarações à imprensa, o dirigente desportivo fez questão de assegurar que será uma prova de classe mundial, onde se vai obedecer a todos os preceitos de orientação da OMS e do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da África.

"Estamos muito entusiasmados que a competição inaugural da Basketball África League decorra no Kigali Arena com níveis de classe mundial. Para tal, foram implementados protocolos robustos de saúde e segurança para as 12 equipas e pessoal que viaja para Rwanda, com base na orientação da Organização Mundial de Saúde e do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da África, com conselhos de funcionários de saúde pública e especialistas médicos”, disse.

O presidente do Conselho da BAL, Aníbal Manave, por seu lado, garantiu que, por meio da BAL, a organização prevê criar condições para fornecer uma plataforma de jogadores de elite de todo o continente, para mostrar o talento e inspirar os adeptos de todas as idades.
 "Queremos usar o basquetebol como um motor de crescimento económico em toda a África e iluminar a vibrante cultura desportiva da África. Estamos extremamente felizes por, finalmente, lançar a primeira edição da BAL”, esclareceu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto