Economia

Ligações aéreas: Angola e Emiratos Árabes Unidos assinam acordo

Angola e os Emiratos Árabes Unidos (EAU) assinaram esta quarta-feira, (21) um Acordo Bilateral de Serviços Aéreos, na sede da Autoridade Nacional da Aviação Civil, no Dubai, com o objectivo de estreitar as relações entre os dois países e incrementar as ligações aéreas.

21/04/2021  Última atualização 12H28
© Fotografia por: DR

Os acordos foram assinados pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu e o ministro da Economia e presidente do Conselho de Administração da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Touq Al Marri.

Uma nota do Ministério dos Transportes que o Jornal de Angola teve acesso hoje, esclarece que o presente Acordo Bilateral de Cooperação Aérea com o Estado dos Emiratos Árabes Unidos, estava pendente há mais de 10 anos, tendo-se tornado possível agora pelo compromisso e apoio dos Chefes de Estado dos dois Países.

Em declarações à imprensa, Ricardo Viegas de Abreu sublinhou a importância histórica da cerimónia de assinatura e enfatizou que o acordo "é um instrumento estratégico para o crescimento e sustentabilidade do sector da aviação civil angolana".

De acordo o ministro dos Transportes, com a implementação deste acordo haverá um aumento das relações comerciais e económicas e mais conectividade para os cidadãos e transporte de mercadorias entre os dois países e será aberta uma boa porta para as companhias aéreas de ambos estados poderem expandir as suas oportunidades no promissor mercado africano.

Ricardo Viegas de Abreu disse ainda que a fase avançada das reformas estruturais no sector da aviação civil em Angola, prevê a implementação do objectivo de céu aberto à luz dos organismos reguladores internacionais e dos compromissos da União Africana, para o SATAAM e a Zona de Comércio Livre Continental, em geral.

Novos horizontes

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Touq Al Marri, afirmou que Autoridade Geral de Aviação Civil, em todas as circunstâncias, procura abrir novos horizontes para apoiar as transportadoras nacionais dos EAU.

O acordo, avançou, segue uma política de céu aberto entre os Emirados Árabes Unidos e a República de Angola, para aumentar o tráfego aéreo entre os dois países e fortalecer as relações bilaterais, bem como facilitar as viagens dos cidadãos dos dois estados.

O também ministro da Economia dos EAU destacou que o número de acordos de serviços aéreos assinados pela Autoridade de Aviação Civil Geral dos Emirados Árabes Unidos, juntamente com este acordo, atingiu 187 acordos.

Estiveram presentes na cerimónia, para além dos chefes das duas delegações, o embaixador de Angola nos EAU, Albino Malungo, directores das Autoridades da Aviação Civil dos dois Países e quadros séniores do Ministério dos Transportes e do Ministério da Economia dos Emiratos Árabes Unidos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia