Sociedade

Localidade tem disponíveis milhares hectares de terras para desenvolver agricultura

Eduardo Cunha | Malanje

Jornalista

O governador provincial de Malanje Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, destacou hoje naquela localidade as potencialidades da região que dispõe de mais de 420 mil hectares de área agricultável, dos quais, apenas 70 mil, seiscentos e vinte e dois hectares foram concedidas à entidades individuais e colectivas, correspondendo a 16 porcento da área total.

16/04/2021  Última atualização 18H21
O governante que falava durante a abertura da Feira NZoge aberta hoje naquela circunscrição, anunciou ainda que um total de 17 projectos foram já aprovados no âmbito do Prodesi, estando apenas a faltar o seu desembolso.

Kwata Kanawa realçou que o apoio em referência vai servir de incentivo para todos quantos queiram abraçar projectos voltados ao desenvolvimento sócio- económico dos municípios, com realce para os ligados à diversificação da economia nacional, porque, disse, "estamos cientes que os empresários sozinhos não poderão contribuir no alavancar da economia nacional”, concluiu.

Disse ainda que o município de Kiuaba NZoge vai beneficiar em breve da instalação de um parque eólico, dentro do Plano de Electrificação Nacional, o que, na óptica do governante, vai servir de mola impulsionadora para o desenvolvimento da região.

Para a administradora municipal de Kiuaba Nzoge, Joana de Matos, a realização da feira naquela circunscrição, representa o relançamento aos olhos do mundo a importância geo estratégica da região, assim como as suas potencialidades no domínio da agro pecuária.

O director do gabinete provincial da Agricultura e Pescas, Carlos Chipoia, disse que no kiwaba Nzoge há condições propícias para a prática de fruticultura, horticultura bem como a aquicultura e como uma grande estratégia para o município, disse, " deve haver o apoio aos líderes comunitários com boas formações para que possa arredondar no aumento de capacidade das famílias e dos líderes na organização comunitária que se impõe”, rematou

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade