Sociedade

Lojas com pouca roupa do tempo frio

Alexa Sonhi

Jornalista

Hoje começa oficialmente o período de Cacimbo, estação seca e bastante húmida que decorre de 15 de Maio a 15 de Agosto. É importante que as famílias estejam preparadas para evitar as doenças respiratórias e para não prejudicar o sistema imunológico dos seus integrantes, principalmente durante a pandemia de Covid-19.

15/05/2021  Última atualização 06H20
Certas lojas da capital do país têm algumas vestes para o frio © Fotografia por: DR
O pediatra e mestre em Saúde Pública, Jeremias Agostinho, explicou que nesta época do ano, como as temperaturas descem bastante, o corpo humano também se ressente. Por isso, os cuidados - principalmente com as crianças - devem ser redobrados.   Jeremias Agostinho defende que também devem ser evitados os ambientes fechados e com pouca ventilação. A sugestão visa diminuir as hipóteses de contracção de várias doenças, incluindo a Covid-19.  "Não devemos fechar as janelas durante o dia. Mas podemos evitar os aglomerados (mesmo em casa). Ao sair para a rua, as pessoas devem se agasalhar muito bem e cobrir o pescoço para proteger as cordas vocais, onde está a laringe. Esta área é muito sensível e pode inflamar rapidamente”, assegurou o médico.  

Segundo o especialista em Saúde Pública, ao cuidar da higiene pessoal, a água deve estar morna ou à temperatura ambiente.    Jeremias Agostinho Júnior disse também que, na época de Cacimbo, as doenças mais frequentes são as respiratórias (como a gripe e os resfriados comuns), as crises de asma ou as pneumonias, normalmente causadas por vírus que atingem as vias respiratórias.   "O processo de contaminação da Covid-19, por ser uma doença respiratória, é facilitado nesta época do ano. Logo, os cuidados devem ser redobrados. Mesmo em casa deve-se evitar aglomerados, desinfectar regularmente as mãos, tomar banho ao chegar da rua e separar as roupas que usámos”.  Roupas apropriadas  

O clima também provoca alterações nos hábitos relacionados com o vestuário. Muitos cidadãos preferem mesmo guardar as roupas usadas no tempo chuvoso e usam apenas peças apropriadas para os climas mais frescos.  Outros preferem ficar mais tempo dentro de casa, tendo em conta que a brisa é mais sentida nas primeiras horas da manhã e na calada da noite.  O Jornal de Angola visitou algumas lojas na Baixa de Luanda para perceber se estão preparadas para atenderem à procura. Ao que tudo indica, muitos estabelecimentos estão a enfrentar dificuldades na aquisição de mercadorias devido às limitações impostas pela Covid-19.  

É o caso da boutique "Nova Balada”, localizada na Mutamba, que até ontem não disponibilizava roupas apropriadas para o Cacimbo, apesar de alguns clientes solicitarem antecipadamente alguns pull-over, casacos e sapatos apropriados.  Teresa Filipe, responsável pelo atendimento aos clientes, disse que ao longo dos últimos dois meses alguns clientes foram encomendando roupas para o frio, normalmente importadas de Portugal e Itália. Apesar de se tratar de roupa de marca, os preços são acessíveis para vários bolsos. Um pull-over, por exemplo, custa entre 19 e 22 mil kwanzas. Um par de sapatos pode custar 40 a 50 mil kwanzas.  

Já na boutique "Brazuca”, também localizada na Mutamba, foi possível constatar que as montras já apresentam roupas adequadas à época fria. E a preços acessíveis. Crianças e adultos têm várias opções de escolha de calças, camisas de manga comprida, saias, casacos e vestidos.  A gerente da loja, Stela Carvalho, disse que as roupas da época começaram a ser importadas a partir do mês de Janeiro.   Na boutique "Vestir Bem com Zizi”, que vende produtos provenientes da Turquia, a pandemia também está a atrapalhar o negócio. Neste momento, apenas estão nas vitrinas roupas de tecido fino. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade