Cultura

Lopito Feijó recebe Prémio Guerra Junqueiro Lusofonia

O poeta, ensaísta e crítico literário Lopito Feijó recebe na próxima quarta-feira, na sede da União dos Escritores Angolanos, em Luanda, o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2020, promovido no âmbito do FFIL – Freixo Festival Internacional de Literatura, que se realiza desde 2017 em Freixo de Espada à Cinta, Portugal.

18/04/2021  Última atualização 07H00
Lopito Feijó © Fotografia por: DR
"Lopito Feijó é um verdadeiro junqueiriano”, segundo Avelina Ferraz, curadora do Prémio. "O objectivo do Prémio Literário Guerra Junqueiro é precisamente destacar autores e poetas contemporâneos cuja obra reflicta a mesma força e capacidade de intervenção, como reflecte a escrita irreverente de Guerra Junqueiro, que foi, no seu tempo, um poeta com uma voz limpa, densa e profunda, responsável por encontros e transformações”.

Lopito Feijó foi definido pelo professor e crítico literário Pires Laranjeira como sendo um poeta que "traz à cena do discurso um descomplexado ensejo de confrontar códigos e linguagens, por um processo requintado de (re)construção significante que é herdeiro directo e dilecto não só do modernismo e tradição vanguardista, mas do romantismo rebelde, apaixonado e revolucionário”.
Instituído em 2017, o Prémio Guerra Junqueiro já foi atribuído em Portugal a Manuel Alegre, Nuno Júdice, José Jorge Letria e Ana Luísa Amaral. Os escritores Olinda Beja (S. Tomé e Príncipe), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Calane da Silva (a título póstumo, Moçambique) também foram laureados mas ainda não receberam o prémio por causa da situação pandémica global.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura