Cultura

Luanda acolhe concerto de músicos estrangeiros

Roque Silva

Jornalista

Luanda está na rota dos concertos a serem realizados pelo grupo Calema, de São Tomé e Príncipe, e pela cantora cabo-verdiana Soraia Ramos, dois dos nomes mais sonantes da nova vaga de cantores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) da actualidade.

25/01/2021  Última atualização 18H29
Dupla “Calema”, de São Tomé e Príncipe, vai actuar em Luanda © Fotografia por: DR
A dupla formada pelos irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira e a "nova pérola” do zouk têm agendado para o dia 15 de Maio, no Estádio dos Coqueiros, um concerto para apresentação dos mais recentes álbuns de ambos.
Uma fonte da produtora que gere a carreira dos artistas, o Grupo Chiado, referiu ao Jornal de Angola que o concerto enquadra-se na estratégia de promoção dos artistas nos mercados onde os seus trabalhos têm grande aceitação, entre os quais o angolano.

A mesma fonte revelou em entrevista que o concerto, numa produção conjunta entre a angolana Top Music Angola e a portuguesa Klasszik, visa igualmente dar resposta aos pedidos do público e às exigências de contratos rubricados.
A apresentação oficial e presencial de "Yellow”, do grupo Calema e "Cocktail”, de Soraia Ramos, ambos lançados no princípio de 2020, ficou comprometida devido às restrições impostas pela Covid-19, mas estão disponíveis nas diversas  plataformas digitais. Fruto disso, explicou, permitiu atingir números satisfatórios de venda e consumo dos dois projectos musicais.  

Calema e Soraia Ramos têm, em comum, uma das canções do género gueto zouk mais consumida da actualidade. "O Nosso Amor” atingiu, em dois meses, a marca de dez milhões de visualizações, apenas no youtube. Na primeira semana de Setembro passado, após partilha para acesso gratuito da canção na referida plataforma, o videoclipe obteve mais de dois milhões de visualizações. Além disso só a música e um filme com as cenas da gravação do videoclipe e da música referida tiveram 500 mil, cada, em sete dias.

Atacar os mercados dos países que integram a CPLP é prioridade, e Angola está na linha da frente, disse a fonte, que acrescenta ain-da que a programação in-clui ainda espectáculos em alguns países europeus e do norte e sul do continente americano.
Disse, por outro lado, que a programação foi reformulada atendendo a pandemia, facto que não inibe a produtora de marcar agendas tendo em conta os estudos sobre a Covid-19 que apontam a doença como passageira.
"Apesar de haver ainda incerteza sobre quando vamos vencer a pandemia e permitir aglomerados e abrir todas as fronteiras, mas temos total confiança que mais cedo ou tarde estaremos a festejar em batalha”, disse a fonte da produtora Grupo Chiado.   

Antes do concerto conjunto, que tem como convidado especial o cantor Lisandro Cuxi, Soraia Ramos tem agendado para o dia 1 de Maio, um show de apresentação do referido CD de estreia "Cocktail”, no Capitólio, em Lisboa.
Enquanto os irmãos santomenses, de origem cabo-verdiana, apresentam o álbum "Yellow” a 28 de Fevereiro, no espaço Olympia, em Paris, a 10 de Abril, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e 17 no Coliseu do Porto.

Fruto do sucesso adquirido com o single "Bai” e "Te amo”, Soraia e Calema, respectivamente, triunfaram no African Muzik Magazine Awards (AFRIMMA), edição 2020, realizado em Texas, Estados Unidos da América. A cantora conquistou o troféu de Melhor Artista Feminina da África Central e a dupla Melhor Artista Lusófono, numa edição em que os representantes angolanos ficaram em branco.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura