Desporto

Luanda acolhe disputa das provas

Teresa Luís

A 42ª edição dos Campeonatos Nacionais seniores masculinos e femininos de andebol disputam-se, de 27 do corrente a 9 de Maio, numa organização conjunta entre a Federação Angolana (FAAND) e a Associação Provincial de Luanda (APAL).

14/04/2021  Última atualização 12H55
© Fotografia por: DR
O Pavilhão Principal da Cidadela e o Arena do  Kilamba são os prováveis recintos que vão acolher a maior prova do calendário da FAAND. Até 19 do mês em curso, as equipas devem fazer inscrição e confirmar a participação junto do órgão reitor da modalidade. A apresentação e sorteio dos nacionais está a agendada para 23 do corrente, no anfiteatro Paulo Bunze,  enquanto a reunião técnica acontece três dias depois.  

Progresso Sambizanga, 1º Agosto, Petro de Luanda, Electro do Lobito, Academia, Maculusso, Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Escolinha São João do Huambo (femininos), Banca, Organizações Joyce de Cabinda, Desportivo da Lunda-Norte, Escolinha do São João do Huambo, Atlético do Namibe, Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube (masculinos) são as formações com interesse em competir.

Em declarações ao Jornal de Angola, o director técnico da FAAND e porta - voz da prova, António Costa,  explicou que a participação da Escolinha do São João do Huambo está condicionada. "Está dependente das condições de alojamento em Luanda. Se conseguirem preços mais ou menos razoáveis vêm. Mas é difícil haver preços razoáveis", disse. Segundo o regulamento da FAAND, só disputam os nacionais as equipas que jogarem os respectivos provinciais. 

Nesta senda, o conjunto da Banca encontra-se numa situação de irregularidade. "Estamos num ano atípico e exige de nós medidas excepcionais. Por falta de condições para realização de testes, a Banca não disputa o provincial. Vamos abrir uma excepção. O Interclube e 1º de Agosto provavelmente vão inscrever as duas equipas", realçou. 

Quanto à criação de condições de bio-segurança, António Costa disse não ter nada ainda definido,  mas as condições financeiras das distintas formações são do conhecimento da Federação. "Vamos ver até que ponto podemos ajudar. Pretendemos contar com o apoio dos Ministérios da Juventude e Desportos e da Saúde", concluiu. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto