Desporto

Lundas resistem ao teste de qualidade no Girabola

Honorato Silva

Jornalista

Em avaliação constante, o Sagrada Esperança deu um importante passo para o objectivo de conquista do título do Girabola, ao empatar (0-0), frente ao 1º de Agosto, tetracampeão de futebol, domingo, no Estádio Nacional 11 de Novembro, na partida de cartaz da 21ª jornada da prova.

25/05/2021  Última atualização 07H55
Motivação, crença, vontade e trabalho árduo têm sido alguns dos pressupostos da equipa © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
Ao resistirem à força competitiva dos militares, quase imbatíveis nos jogos em casa, os diamantíferos às ordens de Roque Sapiri dissiparam dúvidas em relação à condição de candidato à conquista do ceptro, de modo a reeditar um feito alcançado pelo emblema da Lunda-Norte, em 2005, sob a batuta de Mário Calado. 
 
A abordagem adulta e descomplexada, a contrapor a proposta de jogo de ataque feita pelos rubro e negros, que esperavam alargar a vantagem na liderança, com vista a anular a hipótese de o adversário recuperar a primazia, quando defrontar o Cuando Cubango FC, no jogo em atraso, clarificou as pretensões dos lundas. Têm argumentos para discutir pontos em qualquer campo do país. 

Para surpresa de muitos, a formação comandada em campo por um criativo Lépua, médio que faz jogar os colegas, com o suporte defensivo de Langanga, Gaspar e Karanga, velocista responsável pela entrega da bola nas melhores condições ao finalizador Jó Paciência, encarou o 1º de Agosto olhos nos olhos, contrariamente à habitual postura de atirar a pedra e esconder a mão dos adversários colossos do futebol angolano, em Luanda. Luís Tati e Água Doce adicionam qualidade ao plantel. 

Se as equipas da frente chegarem à última ronda equilibradas assim na classificação, o Sagrada Esperança já deixou claro que a visita ao Petro de Luanda será uma verdadeira cimeira de campeões, da qual sairá a sorrir quem menos erros cometer. Os tradicionais candidatos estão avisados que a disputa deixou de ser a dois, por existir na cidade do Dundo um concorrente capaz de contrariar os intentos dos supostamente mais competitivos.

O impasse administrativo entre a Federação e o Ferrovia, que deu vitória aos adversários do representante do Huambo, nos jogos em que interveio Vingumba, por alegada irregularidade na inscrição, é insuficiente para beliscar a boa safra do clube presidido por José Muacabalo, derrotado pela segunda vez na prova no reduto do Sporting de Cabinda.


Escadinha no topo

O equilíbrio na classificação atesta a força do Sagrada Esperança, segundo colocado com os mesmos 45 pontos do Petro, a dois do 1º de Agosto, adversário à mercê de um ataque e consequente perda da liderança, casos os pupilos de Roque Sapiri triunfem no jogo em atraso a ser disputado a 9 de Junho, na cidade do Cuito, província do Bié.

 A formação lunda tem sido a expressão mais firme da chamada dupla do Leste integrada pelo FC Bravos do Maquis, quarto classificado, 39 pontos. Resta saber se os maquisardes comandados por Zeca Amaral vão facilitar, no próximo final de semana, o adversário, uma vez serem ambos patrocinados por empresas do sector dos diamantes, à semelhança das dúvidas levantadas na relação entre o 1º de Agosto e o Desportivo da Huíla, clubes suportados pelas Forças Armadas Angolanas.

 Pelo atraso do conjunto do Luena, tudo aponta para o triunfo do Sagrada no Moxico, como forma de evitar que fique fragilizado na disputa em campo aberto com militares e petrolíferos, opositores habituados à pressão no topo, daí ser difícil superá-los quando assumem o comando do campeonato.

 E quase sem dar nas vistas, depois de muitas críticas, na sequência da prestação desgarrada na fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões, que custou o afastamento do espanhol Antonio Cosano, os tricolores assinaram um registo de 12 pontos em quatro partidas disputadas na era Mateus Agostinho "Bodunha”, quadro da casa chamado da formação. A recuperação da equipa do Eixo Viário é também associada à entrada de Gilberto Amaral, como gestor da modalidade.


 Recreativo da Caála derrota Progresso Sambizanga

O Recreativo da Caála derrotou, ontem, à noite, o Progresso Sambizanga, por 3-0, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda,  em jogo de encerramento da 21ª jornada do Girabola.
Os golos dos caalenses foram apontados por Depô, Jó e Pedro Nchuma e, com esta vitória, mantêm-se no sexto lugar com 31 pontos classificativa. O Progresso Sambizanga, com a derrota, continua, igualmente, na décima posição, com 23 pontos. A jornada registou os seguintes resultados: Sporting de Cabinda-Santa Rita (1-0), Petro de Luanda-Wiliete de Benguela (2-0), 1º de Agosto-Sagrada Esperança (0-0), Ferrovia do Huambo-Baixa de Cassanje (1-0) e Desportivo da Huíla-Bravos do Maquis (1-1).
As partidas entre Académica do Lobito- Interclube e Cuando-Cubango- Recreativo do Libolo, foram adiadas.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto