Sociedade

Mais 13.311 candidatos para apenas 500 vagas

Nicolau Vasco

Pelo menos, 13.311 candidatos foram inscritos, de 16 de Abril a 14 do corrente mês, no concurso público do regime geral, aberto pelo Governo do Cuando Cubango, para o preenchimento de 500 vagas, nos nove municípios da província.

26/05/2021  Última atualização 06H45
Governo provincial do Cuando Cubango © Fotografia por: Edições Novembro
As listas de acesso aos testes serão afixadas em diferentes locais públicos, segundo o director do Gabinete Provincial dos Recursos Humanos, Roberto Camota David, que acrescentou que o concurso público foi aberto à luz do despacho nº 16/21 de 15 de Abril, com a finalidade de preencher as vagas deixadas pelos trabalhadores em situação de reforma, transferências, falecimento e rescisão contratual.

Adiantou que ainda não existe uma data para a realização das provas de admissão, que deverão ser realizadas em simultâneo, em todas as sedes municipais, para se apurar entre os 13.311 candidatos quem vai ocupar as 500 vagas de técnicos licenciados de 2ª classe, técnicos médios de terceira e de escriturário dactilógrafo.

Roberto Camota David disse que os técnicos básicos e médios deverão realizar os exames de admissão nas sedes municipais em que se inscreveram, ao contrário dos candidatos licenciados que vão fazer os testes em Menongue e só depois de apurados serão colocados nos locais onde remeteram os seus processos de candidatura.

Sublinhou que o pessoal que já presta serviços na função pública em regime de colaboração, nas administrações municipais e comunais, inscritos neste processo, deverão realizar, igualmente, os exames de admissão, conforme o princípio da igualdade.

Questionado sobre os funcionários que no início da sua colaboração tinham menos de 35 anos de idade e que agora estão acima da idade exigi-da por lei, disse que o ingresso deste grupo dependerá de um instrutivo do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, medi-
ante solicitação do governo da província.

Do total de vagas disponíveis, 82 são do município de Menongue, 12 das quais para técnicos superiores, 40 de técnicos médios de 3ª classe, 30 de escriturário dactilógrafo. O Cuchi conta com 50 lugares, sendo 18 de técnicos superiores, 30 de técnicos médios, 15 de escriturários dactilógrafos, o Cuito Cuanavale tem 53 vagas, oito das quais para técnicos superiores, 30 técnicos médios e 15 de escriturários dactilógrafos.

Os municípios do Cuangar, Calai, Mavinga, Rivungo, Dirico, Calai e Nancova foram contemplados com 48 vagas cada, sendo oito para técnicos superiores, 30 de técnicos médios e dez vagas de escriturários dactilógrafo. À sede do Governo Provincial foram atribuídas oito vagas para técnicos superiores e 16 de técnicos médios.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade