Regiões

Mais água potável em aldeias do Léua

O município do Lé́ua (Moxico) conta, desde sexta-feira, com mais quatro sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável, construídos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), nas localidades de Muwewe, Selei, Chindupo e na sede comunal de Liangongo.

08/02/2021  Última atualização 12H38
Objectivo é diminuir doenças causadas por água imprópria © Fotografia por: Edições Novembro
As obras duraram cinco meses e ficaram orçadas em 14 milhões de kwanzas. Os equipamentos sociais vão beneficiar mais de 15 mil pessoas. Cada sistema possui um chafariz e quatro reservatório de dez mil litros de água, bem como uma bomba com capacidade para bombear três metros cúbicos de água por hora. O administrador municipal do Lé́ua, Constantino Horácio Sachamuaha, pediu à população para cuidar  bem dos meios, que visam ajudar a reduzir doenças causadas pelo consumo de água nã̃o tratada.

No quadro do mesmo programa, estão a ser construídos um sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, postos de saúde, campo multiuso, passeios e lancil, bem como a reabilitação do edifício da administração local e centro de saúde municipal e terraplanagem de dois troço rodoviários (vila do Lé́ua/Liangongo e Lé́ua/Tchindela, com 32 e 14 quilómetros, respectivamente).
O município do Lé́ua dista a 62 quilómetros a leste da cidade do Luena e possui 21.447 habitantes, dos quais 12.442 vivem na comuna do Liangongo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões