Economia

Mais de 190 pedidos de crédito são registados na primeira quinzena

Um total de 192 pedidos de crédito foi registado na primeira quinzena do corrente mês, o que representa mais de 10 por cento das operações em relação ao ano passado.

20/01/2021  Última atualização 10H37
Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João © Fotografia por: Edições Novembro
Na primeira quinzena de Janeiro de 2020 foram aprovados projectos avaliados em 129 milhões de kwanzas, o que totaliza um registo de 302 milhões de kwanzas.
 Os dados foram avançados ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, que na ocasião anunciou que dos sectores financiados no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal, destaca-se o da logística e distribuição de produtos agro-alimentares, assim como o de desenvolvimento de software, tendo como principais startups os que vão apoiar o escoamento da produção.

Quanto ao financiamento por intermédio da reconversão da economia informal, Mário Caetano João, que apresentou o balanço das actividades decorridas de 11 a 15 de Janeiro, informou que o sector registou um total de 14 novos pedidos e aprovados dois projectos, num montante de 100 milhões de kwanzas.
 Os dois projectos autorizados estão relacionados com o sector da Agricultura, ligados a duas cooperativas da província do Zaire, região que desde a operacionalização do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) foi contemplado com um total de 24 projectos.

 Destacou que o sector da Agricultura continua a liderar a lista dos projectos aprovados, com um total de 278, seguido do Comércio e Distribuição com 2.013, Indústria transformadora (99). A pecuária, pesca marítima e continental representam um número abaixo dos 27 por cento, tendo o secretário de Estado para a Economia acrescentado que na banca estão em carteira 134 projectos para aprovação, sendo que 29 solicitações passaram para a composição dos dossiers de crédito.

 Ambiente de negócios

 No âmbito da melhoria do ambiente de negócios foram registados pela banca 41 documentos que visam compor o dossier de crédito, dentre eles, nove certidões comerciais, 16 certificados de não devedor do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), 10 títulos de concessão de terras e seis croquis de localização.Os documentos em causa vão facilitar os promotores na composição dos dossiers de crédito.
O financiamento às iniciativas dos produtores nacionais que tenham respaldo na estrutura macro-organizativa do PRODESI.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia