Sociedade

Mais de 400 pessoas testadas em dois dias

Um total de 420 pessoas, entre vendedores e clientes dos mercados municipal do Huambo e do Himalaias, foi testado, nos últimos dois dias, à Covid-19, visando melhorar o controlo da circulação do vírus nas comunidades.

25/02/2021  Última atualização 13H19
Vendedores e clientes dos mercados, no Huambo testaram © Fotografia por: DR
Em declarações ontem à Angop, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Lucas Nhamba, disse que a testagem em massa, com a utilização do teste serológico Elisa, visa identificar as áreas de maior foco da doença, com realce para aquelas que continuam a desrespeitar as medidas de biossegurança.
O responsável disse que a campanha abrange, igualmente, os mercados informais, paragens de táxi e de moto-taxistas, em todos os municípios da província, por serem as áreas onde mais se regista comportamentos inadequados, como aglomerações de pessoas e a utilização incorrecta da máscara.

Paralelamente, Lucas Nhamba referiu que está a decorrer a campanha de testagem em massa aos alunos da iniciação a 5ª classe, com foco na prevenção e controlo epidemiológico.
Para o efeito, acrescentou, estão disponíveis 24 mil testes serológicos por Elisa, dois mil por RT-PCR e mil testes rápidos, cujos resultados são divulgados 72 horas depois.

De acordo com o programa local de vigilância epidemiológica, o município do Huambo lidera a cifra de infecções com 728 casos, 600 recuperados, 23 óbitos e 105 activos, seguido da Caála, com 33 doentes, 25 recuperados, duas mortes e seis em tratamento domiciliar.
O município do Chinjenje, apesar de estar na zona limítrofe com a província de Benguela, não reportou nenhuma infecção de Covid-19 até ao momento, à semelhança do Ecunha.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade