Sociedade

Mais de 500 mil pessoas vão ser imunizados em Maio

Um total de 530.000 pessoas vai ser inoculada, até 15 de Maio, com a segunda dose da vacina AstraZeneca, anunciou, ontem, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

04/05/2021  Última atualização 11H00
© Fotografia por: Edições Novembro
No encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Sílvia Lutucuta apelou aos cidadãos que tomaram a primeira dose para estarem atentos com as mensagens telefónicas ou por correio electrónico para obterem mais informações sobre a data e o local onde deverão ser imunizados contra a Covid-19.  As pessoas que não receberem mensagens, frisou Sílvia Lutucuta, devem dirigir-se ao posto em que tomaram a primeira dose. Os profissionais de Saúde, agentes dos Órgãos de Defesa e Segurança, professores e idosos foram os primeiros beneficiários.   

Em relação à imunização da população no geral, a ministra da Saúde esclareceu que o Governo está a trabalhar no sentido de comprar vacinas suficientes para as pessoas acima dos 18 anos. No que diz respeito à vacina cubana, Silvia Lutucuta disse ser uma "expectativa” do Governo angolano, "mas a vacina ainda se encontra em fase de estudo”.  

Situação epidemiológica    

Angola registou, nas últimas 24 horas, 140 novos casos de Covid-19, um óbito e a recuperação de 227 pacientes. Dos 140 casos, 134 foram reportados em Luanda, cinco no Huambo e um no Zaire. De acordo com a ministra, os infectados têm idades entre 2 e 88 anos, sendo 77 do sexo masculino e 63 do sexo feminino.   Em relação à morte, a ministra disse que ocorreu em Luanda. Trata-se de uma angolana de 58 anos. Relativamente aos recuperados, 220 foram reportados em Luanda e sete no Cuanza-Sul.  Com estes dados, o país conta 27.133 casos confirmados, dos quais 603 óbitos, 24.190 recuperados e 2.390 activos.  O laboratório de biologia molecular processou, nas últimas 24 horas, 2.627 amostras, das quais 140 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março de 2020, foram processadas 408.543 amostras, 27.133 das quais tiveram resultados positivos.  
Incumpridores do isolamento  

A ministra da Saúde lamentou o facto de muitos infectados não estarem a cumprir o isolamento domiciliar. Por causa desta "má conduta”, frisou, os que forem identificados vão pagar multas e transferidos para os centros, do Calumbo e Barra do Kwanza. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade