Mundo

Mais de 950 pessoas precisam de ajuda

O Programa Alimentar Mundial (PAM) afirmou que a crise humanitária em Moçambique está rapidamente a agravar-se devido à violência no Norte do país, assinalando que mais de 950 mil pessoas precisam de ajuda alimentar urgentemente.

24/04/2021  Última atualização 06H05
Milhares de pessoas abandonaram a região em conflito armado © Fotografia por: DR
Estima-se que os recentes ataques na vila de Palma, na província de Cabo Delgado, tenham afectado 50 mil pessoas, aumentando o número de deslocados e de pessoas em situação de insegurança alimentar.

"As pessoas dispersaram-se em muitas direcções diferentes desde os recentes ataques em Palma. Os sobreviventes estão traumatizados. Tiveram de fugir, deixando para trás os seus pertences e as famílias foram separadas”, afirmou a directora nacional do programa das Nações Unidas em Moçambique, Antonella Daprile, que esteve em Pemba, onde muitos deslocados procuraram refúgio, de acordo com um comunicado.

O PAM referiu que muitas pessoas fugiram para Pemba em barcos, enfrentando uma viagem traiçoeira, e que milhares continuam presas em Palma e na povoação vizinha de Quitunda, locais onde a agência das Nações Unidas está a entregar alimentos.  "Esta é a época de chuvas, a época dos ciclones, e o Norte de Moçambique está no olho do furacão”, assinalou a porta-voz do PAM na África Austral, Shelley Thakral, citada pela agência Associated Press.

"O conflito continua a resultar na fome no Norte de Moçambique, com mais de 950 mil pessoas a enfrentarem agora fome severa”, referiu o PAM no documento. A agência das Nações Unidas revelou que está em vias de aumentar a sua resposta e  que tem "planos para apoiar 750 mil deslocados internos e membros vulneráveis das comunidades locais nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia”. O PAM estimou que necessita de 82 milhões de dólares para responder à crise humanitária.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo