Sociedade

Mais províncias começam imunizar contra a Covid-19

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

Depois de Luanda, Benguela, Cabinda, Huambo e Huíla, as restantes 13 províncias do país começam, este final de semana e na próxima segunda-feira, a vacinação contra a Covid-19.

10/04/2021  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR
Um total de 6.250 pessoas começa, hoje, a ser vacinado contra a Covid-19, na província do Cuanza-Norte. A directora do Gabinete Provincial da Saúde, Filomena Wilson, explicou que o município do Cazengo recebeu 2.250 doses para a imunização, numa primeira fase, de idosos com mais de 65 anos, efectivos das Forças Armadas, Polícia Nacional, professores e técnicos da Saúde.A campanha conta com dez técnicos, entre vacinadores, catalogadores, vigilantes e observadores. Segundo Filomena Wilson, em cada município haverá brigadas municipais e comunais de vacinação, que serão criadas de acordo com a evolução da campanha. A directora do Gabinete Provincial da Saúde referiu que Cuanza-Norte tem um cumulativo de 398 casos confirmados, sendo que, desde Dezembro de 2020, não regista qualquer caso de Covid-19.
Bié

O pavilhão do Sporting do Bié, na cidade do Cuito, acolhe, segunda-feira, a abertura da campanha de vacinação contra a Covid-19. Numa primeira fase, segundo o porta-voz da Comissão Provincial de Resposta à Pandemia, estão disponíveis 24.750 doses da vacina da AstraZeneca."Foram mobilizados recursos humanos e outros meios importantes para esta actividade. Segunda-feira arrancamos com a campanha, de acordo com o programa”, disse, João Campos, acrescentando que os técnicos foram capacitados em matérias ligadas à administração segura da vacina e possíveis reacções adversas.Inicialmente, explicou, a campanha abrange apenas o município do Cuito, mas, posteriormente, será extensiva a outros municípios, conforme planificado, e assegurou que as equipas de vacinação já estão formadas para o efeito.    Lunda-Norte

A campanha de vacinação contra a Covid-19, que devia começar ontem, no município do Chitato, província da Lunda-Norte, foi adiada para a próxima segunda-feira, 12 de Abril, soube o Jornal de Angola.A reportagem deste diário apurou que a ideia é dar início ao processo de imunização contra a pandemia em simultâneo nas três províncias do Leste do país, nomeadamente na Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.

Apesar do adiamento, todas as condições materiais e técnicas foram criadas no Magistério Primário 11 de Novembro, no distrito urbano do Chitato, para a aplicação da primeira dose da vacina da AstraZeneca aos profissionais de Saúde, professores e efectivos das forças de Defesa e Segurança. No posto já foram instaladas áreas de pré-registo, com 80 cadeiras, vacinação,  com 20, e de observação, com 100 lugares, esta última reservada para eventuais reacções adversas após a imunização. Uma ambulância do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) foi destacada para serviços de primeiros socorros e transferência de pacientes para o Hospital Municipal do Chitato. A campanha, com duração de dez dias, prevê imunizar 11.323. 
Moxico

Os combatentes da linha da frente no combate à Covid-19, no Moxico, começam, também, a ser vacinados na próxima segunda-feira, anunciou o director do Gabinete Provincial da Saúde. Henrique Ramalho, que falava à imprensa, no Aeroporto Comandante Dangereux, onde recebeu as primeiras 13.800 doses da vacina da AstraZeneca, disse que estão mobilizados 180 técnicos para a campanha de vacinação. Nesta altura, acrescentou, já está a ser feito o cadastramento das pessoas a serem imunizadas na primeira fase da campanha. 

Na ocasião, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Victor da Silva, disse que a vacina constitui "um sinal de alento e esperança para os cidadãos do Moxico”, que terá a oportunidade de ser imunizada contra a Covid-19.Apesar do início da campanha de vacinação, Victor da Silva apelou à população a manter as medidas de biossegurança, como a lavagem das mãos com água e sabão, desinfecção com álcool em gel, uso da máscara e o distanciamento físico.
Cuando Cubango

A província do Cuando Cubango recebeu, ontem, 11.250 doses da vacina da AstraZeneca, para o início, à próxima semana, da campanha de imunização dos profissionais de saúde, professores, idosos e efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança.O assessor nacional para a campanha de vacinação contra a  Covid-19, Adriano Domingos, que fez a entrega das doses, garantiu que a vacina está em bom estado de conservação e apelou à população prioritária a comparecer em massa à vacinação.

O  director do Gabinete Provincial da Saúde assegurou que, localmente, foram criadas todas as condições para a conservação da vacina. Mirko Macay informou que foram formados mais de 40 técnicos, que vão trabalhar na administração da primeira dose da vacina contra o Sars-Cov-2.O posto de vacinação do Pavilhão Gimnodesportivo de Menongue está equipado com todas as medidas de prevenção, para que a população sejam vacinados com toda a segurança.O director do Gabinete Provincial da Saúde anunciou que as próximas doses da vacina serão para a imunização das pessoas residentes nos restantes oito municípios do Cuando Cubango.A província do Cuando Cubango tem cumulativo de 163 casos confirmados, dos quais 140 recuperados, quatro óbitos e 19 activos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade