Política

MAPTSS e ENDIAMA rubricam protocolo de cooperação para formação e estágios profissionais

O Ministério da Administração Público, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (EDIAMA), a Universidade Lueji A’nkonde e o Instituto Médio de Saúde assinaram, nesta sexta-feira, na Lunda Norte, um protocolo de cooperação no domínio da formação e estágios profissionais.

26/03/2021  Última atualização 20H23
Acordo prevê estágios remunerados nos projectos mineiros © Fotografia por: DR

O acordo, rubricado igualmente por empresas de construção civil na Lunda Norte, prevê estágios remunerados nos projectos mineiros e não só, bem como dinamizar a formação prática dos jovens e facilitar o seu enquadramento no mercado de trabalho.

Particularmente com a ENDIAMA, para além dos estágios, o acordo prevê a construção de um Centro Regional de Formação Profissional em Saurimo, província da Lunda Sul, que vai abranger a zona leste do país.

O centro vai ministrar cursos de prospecção, topografia, cartografia, minas, electricidade, mecânica, serralharia, carpintaria, ambiente, informática, com um período de formação de três a seis meses, numa primeira fase, com capacidade para albergar 250 formandos internos, com a previsão de formar quatro mil cidadãos/ano.

Segundo a ministra Teresa Rodrigues Dias, o centro terá 12 salas de aulas, seis laboratórios e oficinas, 66 dormitórios para os estudantes e 20 apartamentos do tipo T1 e T2 para os formadores.

Os requisitos mínimos para a inscrição no futuro centro regional, que vai atender às províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, será a 6ª classe e publico alvo serão o quadro de pessoal das empresas mineiras, instituições públicas e privadas, bem como o cidadão desempregado residente na região.

Durante a sua estada na Lunda Norte visitou o Instituto Nacional de Segurança Social, as instalações da Inspecção Geral do Trabalho e as unidades moveis de formação profissional do INEFOP.

Teresa Rodrigues Dias procedeu ao lançamento do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), entrega de micro-créditos, carteiras profissionais e kits de trabalho a vários jovens na Lunda Norte.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política