Desporto

Max Verstappen ganha GP da Emília-Romanha

Max Verstappen, da Red Bull-Honda, ganhou ontem o Grande Prémio da Emília-Romanha, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola.

19/04/2021  Última atualização 10H07
Piloto é segundo com 43 pontos © Fotografia por: DR
Na segunda etapa do Mundial de Fórmula 1, o holandês de 23 anos ‘acelerou’ para a vitória logo após o arranque, pois encontrava-se na terceira posição na grelha de partida, mas ocupava a primeira no final da curva 1, depois de ganhar ‘braço de ferro’ com Lewis Hamilton, da Mercedes, que tinha saído da "pole position".

A segunda edição do Grande Prémio da Emília-Romanha (a corrida estreou-se em 2020 no calendário do campeonato) foi tão movimentada como acidentada. O arranque fez-se com o piso molhado, razão por trás quer do despiste de Nicholas Latifi (Williams), quer da colisão de George Russelll (Williams) e Valtteri Bottas (Mercedes). 

O primeiro, logo após a partida, resolveu-se com intervenção do Safety Car. O segundo, quando faltavam 29 das 63 voltas, parou a corrida e… salvou Hamilton. O inglês encontrava-se em segundo no momento em que perdeu o controlo do Mercedes 44 e baixou para nono, muito longe dos lugares no pódio (tinha perdido uma volta para os primeiros!), mas a bandeira vermelha permitiu-lhe reparar o monolugar e preparar-se para recuperar (muitas) posições.

No recomeço da corrida, realizado atrás do Safety Car, Verstappen, que nunca liderou o Mundial de Pilotos, esteve tanto no comando do grande prémio como do campeonato. O holandês, experiente (e imperturbável…), nunca parou de aumentar a vantagem sobre os rivais até à bandeira de xadrez e, pela primeira vez em sete temporadas na Fórmula 1 e à nona tentativa, ganhou um grande prémio em Itália – até hoje, como melhor registo, quinto em 2018; o ano passado, em três oportunidades (Monza, Mugello e Ímola), três abandonos!

Hamilton, confirmando que não existem campeões sem sorte, aproveitou a oportunidade de que dispôs após o erro de pilotagem (comete-os muito raramente) e, em 29 voltas, foi capaz de recuperar até segundo e, durante a operação, assinou a volta mais rápida e conseguiu o ponto de bónus que garante a manutenção da liderança do Mundial. É o 167º pódio de Lewis em 268 grandes prémios. Curiosamente, o britânico tem muitas mais vitórias (96) do que segundos lugares (41).
Em Ímola, na terceira posição, à frente dos Ferrari de Leclerc (4º) e Sainz Jr. (5º), terminou Lando Norris, da McLaren-Mercedes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto