Cultura

Mediatecas homenageiam Rosa Roque

O trabalho realizado pela compositora Rosa Roque em prol da música angolana, em particular com o grupo As Gingas do Maculusso, foi reconhecido, este final de semana, numa homenagem realizada pela Rede de Mediatecas de Luanda.

30/03/2021  Última atualização 07H55
Rosa Roque em prol da música angolana © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
Para o acto, os organizadores convidaram amigos e pessoas ligadas aos projectos da compositora a darem depoimentos e contarem histórias sobre a homenageada. Entre os convidados desta edição o destaque vai para Arnaldo Calado (amigo), Paula Daniela (integrante das Gingas), Yuri Roque (sobrinho) e Miguel Neto (radialista).

Os testemunhos foram intercalados com as actuações de Gari Sinedima, Gilberto Melo e o grupo TEG, assim como os declamadores Marquipires e Kaisha. A actividade, enquadrada nas festividades do Mês da Mulher, serviu ainda para reconhecer o contributo de mais de 30 anos de Rosa Roque à cultura nacional. Visivelmente emocionada, a homenageada agradeceu o gesto e as declarações dos convidados. "É um dos actos mais marcantes que já recebi”, disse.

Alguns artistas como Kizua Gourgel, Figueira Ginga e Pedro Nzage, estiveram ausentes, mas enviaram os testemunhos pelas redes sociais.
"A Rede de Mediateca de Angolana não poderia estar indiferente no reconhecimento de tudo quanto faz pelo engrandecimento da cultura”, reconheceu Cândida Costa, membro da organização. "A professora merece este reconhecimento. É uma referência para tantas outras mulheres continuarem a dedicarem-se, da melhor maneira, aos afazeres diários”, disse.

O acto, explicou, foi transmitido pelas redes sociais da Mediateca e testemunhado pelo director nacional da instituição, Bengui Sauca. Formada em psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Rosa Roque é professora e recebeu, o ano passado, o Prémio Nacional da Cultura e Artes. O envolvimento desta no meio cultural está associado ao movimento da música infantil, começou com a criação das Gingas do Maculusso, em 1982, formação que promoveu o semba, e do projecto "Avilupa Kuimbila”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura